Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em quatro décadas, aumenta em 10 vezes a obesidade de crianças 

OMS: na América Latina, crianças e adolescentes engordaram "rapidamente"

Saúde|Andrea Miramontes, do R7

Número de obesos de até 19 anos aumentou mais do que 10 vezes
Número de obesos de até 19 anos aumentou mais do que 10 vezes Número de obesos de até 19 anos aumentou mais do que 10 vezes

O número de crianças e adolescentes obesos (de 5 a 19 anos) aumentou dez vezes em todo o mundo, nas últimas quatro décadas. A pesquisa analisou o índice de massa corporal (IMC) de 130 milhões de pessoas, a partir dos 5 anos, com dados de 1975 a 2016.

De acordo com o estudo, liderado pelo Imperial College de Londres e OMS (Organização Mundial de Saúde), se as tendências atuais continuarem, mais crianças e adolescentes serão obesos ou estarão severamente abaixo do peso até 2022.

O estudo foi publicado na revista científica The Lancet antes mesmo deste 11 de outubro, Dia Mundial da Obesidade.

As taxas de obesidade nas crianças e adolescentes do mundo aumentaram de menos de 1% (equivalente a 5 milhões de meninas e 6 milhões de meninos) em 1975, para quase 6% em meninas (50 milhões) e quase 8% em meninos (74 milhões) em 2016.

Publicidade

Combinado, o número de obesos de 5 a 19 anos aumentou mais do que dez vezes no mundo, de 11 milhões em 1975, para 124 milhões em 2016.

De acordo com os estudos, crianças e adolescentes "passaram rapidamente de peso insuficiente para sobrepeso" em muitos países de renda média, inclusive no Leste Asiático, América Latina e Caribe.

Publicidade

Os autores dizem que isso pode refletir um aumento no consumo de alimentos densos em energia, especialmente carboidratos altamente processados, que levam ao aumento de peso e a baixos resultados de saúde ao longo da vida.

Obesidade atinge 46% das crianças paulistas, mostra pesquisa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.