Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exame feito em Angelina Jolie que detecta falha em gene custa em média R$ 4.000

Revelação da atriz pode despertar interesse das mulheres no assunto, diz especialista

Saúde|Do R7

Angelina Jolie revelou que retirou os dois seios
Angelina Jolie revelou que retirou os dois seios Angelina Jolie revelou que retirou os dois seios

O exame que detecta a mutação genética realizado por Angelina Jolie custa em média R$ 4.000 no Brasil. O exame de sangue permite saber se há alguma mutação cromossômica que predisponha ao câncer. Nesta terça-feira (14), a atriz revelou que se submeteu a uma cirurgia para a retirada dos dois seios, após ser diagnosticada com uma falha no gene BRCA 1, que aumenta significativamente o risco de a mulher ter câncer de mama e ovário.

Segundo a geneticista Maria Isabel Achatz, diretora de Oncogenética do A.C.Camargo Câncer Center, o histórico familiar de câncer da atriz associado a essa mutação foram alguns dos possíveis critérios que colocaram Jolie Angelina no grupo de risco.

— Essa falha significa que a atriz, como qualquer outra mulher da população, não tem proteção contra estes cânceres. O gene falho seria a senha errada do cartão de crédito, ou seja, não funciona.

Saibam quais são as famosas que enfrentaram o câncer de mama

Publicidade

Para o ginecologista Domingos Mantelli, do Centro Universitário São Camilo, esse tipo de exposição feito por uma celebridade poderá chamar a atenção das pessoas para o assunto.

— Esse acontecimento mexe com a feminilidade da mulher.

Publicidade

Câncer de mama no Brasil

O Inca (Instituto Nacional do Câncer) prevê mais de 52 mil casos de câncer de mama em 2013, ou seja, 52 diagnósticos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama é o segundo tumor mais frequente no mundo e a segunda causa de morte entre as mulheres brasileiras, perdendo apenas para as doenças cardíacas.

Publicidade

O presidente da SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia) Carlos Alberto Ruiz ressalta que o diagnóstico precoce ainda é o melhor caminho para a prevenção da doença.

— A detecção precoce também pode levar à preservação dos seios na cirurgia de retirada do tumor.

O médico garante que a mamografia é o exame mais preciso na identificação dos tumores precocemente e deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.