Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de 60% das vítimas de trânsito são motociclistas, diz estudo

Levantamento foi realizado pela rede Lucy Montoro, referência em reabilitação, com base nos atendimentos no local no ano passado  

Saúde|Deborah Giannini, do R7

Estudo mostra que 14% foram vítimas do trânsito
Estudo mostra que 14% foram vítimas do trânsito Estudo mostra que 14% foram vítimas do trânsito (ALEXANDRE MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Os motociclistas são as maiores vítimas de acidentes de trânsito. Isso é o que mostra o levantamento realizado pela rede Lucy Montoro, referência internacional em reabilitação de pessoas com deficiência e doenças potencialmente incapacitantes.

O centro, criado pelo governo do estado em 2008, atende mais de 100 mil pessoas por mês em 17 unidades.

Segundo o estudo, 65% das vítimas atendidas no ano passado, eram motociclistas, sendo 80% homens entre 20 e 40 anos.

Desse grupo, 57% sofreram lesão medular, ou seja, se tornaram paraplégicas ou tetraplégicas, ou sofreram amputações. O levantamento aponta ainda que 26% dos pacientes foram vítimas de atropelamentos, sendo que 40% tem mais de 50 anos e 60% precisou passar por amputações.

Publicidade

O estudo também revelou que 14% dos pacientes eram vítimas de acidente de carro, motoristas ou passageiros, sendo que 64% são homens.

Estudo mostra que 14% dos pacientes eram vítimas de acidente de carro%2C motoristas ou passageiros%2C sendo que 64% são homens

Desse grupo, 43% sofreu amputação, 28% lesão medular e 7 % lesão encefálica. O médico fisiatra Daniel Rubio, da Rede Lucy Montoro, afirma que as vítimas de acidentes de trânsito passam por um longo processo de reabilitação e podem ter sequelas para a vida toda.

Publicidade

“As consequências não são apenas para o acidentado. Muitas vezes, a deficiência severa pede que alguém da família se dedique à vítima por tempo integral”, informou, por meio de nota.

Leia também: Motorista foge após colisão e motociclista morre carbonizado

Publicidade

O tratamento na rede Lucy Montoro é gratuito e os pacientes são selecionados por meio de triagem. Conta com equipamentos de ponta e equipe multidisciplinar composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados em reabilitação.

As unidades estão localizadas em São Paulo (Morumbi, Vila Mariana, Lapa, Clínicas e Jardim Umarizal), Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Marília, Mogi Mirim, Pariquera-Açu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Santos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.