Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Menino atacado por tigre: dor no braço que não existe é real, diz médico

Segundo neurologista, cerca de 60% a 80% dos pacientes amputados sentem a dor fantasma

Saúde|Fabiana Grillo, do R7

Menino atacado por tigre sente dor no braço amputado
Menino atacado por tigre sente dor no braço amputado Menino atacado por tigre sente dor no braço amputado

O menino Vrajamany Rocha, de 11 anos, que teve o braço amputado depois de ser atacado por um tigre no zoológico de Cascavel (PR), reclama de dor no braço que não existe mais. Embora possa parecer estranho, o neurologista Rafael Watanabe, médico do Núcleo de Neurologia do Hospital Samaritano, explica que essa dor é real, como se o membro amputado ainda estivesse presente.

— O cérebro precisa de um tempo para mudar sua interpretação de que o braço ou qualquer outro membro amputado não existe mais. Cerca de 60% a 80% dos pacientes amputados sentem essa dor, que chamamos de fantasma.

Segundo o especialista, a dor fantasma pode se manifestar de várias formas, como sensação de queimação, peso, agulhadas e choques, e com intensidades diferentes.

— É comum também a pessoa sentir frio ou calor, mas todo esse incômodo tende a diminuir nos primeiros meses após a amputação. São poucos os casos em que a dor persiste.

Publicidade

Para aliviar o incômodo, Watanabe explica que são necessários medicamentos, como antidepressivos e anticonvulsivantes, e também sessões de biofeedback (terapia que foca em melhorar a percepção corporal), estimulação elétrica e fisioterapia.

— A colocação da prótese também pode ter efeito benéfico no quadro, mas é preciso uma preparação adequada do coto, assim como da cicatrização. Além disso, não pode haver proeminências ósseas.

Publicidade

Vrajamany já ganhou uma prótese ortopédica de uma empresa especializada de Sorocaba, no interior de São Paulo. A peça custa entre R$ 15 mil e R$ 20 mil.

Assista ao vídeo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.