Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

OMS busca criar nova lista de patógenos que possam causar pandemias

Medida é preventiva e foi a mesma que permitiu pronta resposta ao coronavírus, por exemplo, com a criação rápida de vacinas

Saúde|

Procedimento foi o mesmo que permitiu uma atuação rápida na pandemia de Covid-19
Procedimento foi o mesmo que permitiu uma atuação rápida na pandemia de Covid-19 Procedimento foi o mesmo que permitiu uma atuação rápida na pandemia de Covid-19

A OMS (Organização Mundial da Saúde) está trabalhando para desenvolver uma nova lista de patógenos prioritários que possam provocar uma pandemia ou surtos de uma doença e que exigiriam, portanto, monitoramento, anunciou o órgão da ONU nesta segunda-feira (21).

A OMS busca atualizar uma lista utilizada para pesquisa e desenvolvimento (P+D) e investimentos mundiais, especialmente em vacinas, testes e tratamentos.

Como parte desse processo, iniciado na sexta-feira (18), a agência de saúde reuniu mais de 300 cientistas para observar mais de 25 famílias de vírus e bactérias.

Eles também vão analisar a chamada "Doença X", um patógeno desconhecido que poderia causar uma grave epidemia internacional.

Publicidade

"Focar patógenos prioritários e famílias de vírus para pesquisa e desenvolvimento das contramedidas é essencial para ter uma resposta eficaz e rápida a epidemias e pandemias", disse Michael Ryan, diretor de Emergências da OMS.

"Sem investimentos significativos em P+D antes da pandemia de Covid-19, teria sido impossível haver vacinas seguras e eficazes desenvolvidas em tempo recorde", acrescentou.

Publicidade

A lista foi publicada pela primeira vez em 2017. Atualmente, inclui os vírus da Covid-19, ebola e Marburg; febre de lassa, síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS, na sigla em inglês) e SARS (síndrome respiratória aguda grave), vírus nipah, zika e a Doença X.

Para cada patógeno identificado como prioritário, os especialistas identificarão as lacunas de conhecimento e as pesquisas necessárias.

Avanço da Covid traz de volta medidas de proteção ao redor do país

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.