Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Para evitar fraudes e roubo, Brasil começa a rastrear medicamentos por código de barras

Em fase de testes, sistema deve ser implantado por todos os laboratórios até 2016

Saúde|Do R7

Começou a funcionar nesta quarta-feira (8), ainda em fase de testes, o sistema de rastreamento de remédios através de código de barras. Aplicado às embalagens, o sistema permite monitorar toda a trajetória do medicamento, da produção até à prateleira das farmácias.

O SNCM (Sistema Nacional de Controle de Medicamentos) já está sendo implementado no laboratório da Libbs Farmacêutica, de Embu das Artes, na Grande São Paulo. Até 2016, os códigos de barras devem aparecer em todas as empresas do segmento.

O programa vai reunir informações como lote, validade, número de série e número de registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Todas as informações reunidas são chamadas de IUM (Identificador Único de Medicamento). O objetivo é garantir a autenticidade e a procedência dos medicamentos. Segundo o Ministério da Saúde, o sistema acelerará o processo de identificação e recolhimento das prateleiras, em caso de problemas de qualidade, evitando a chegada do produto ao consumidor.

Leia mais notícias sobre Saúde

O rastreamento dos medicamentos também tenta combater o caso de roubos de carga. Até 30 de setembro, a Anvisa foi notificada de mais de 1.200 cargas de remédios roubadas ou extraviadas. Em 2013, foram 1.964 notificações e, em 2012, ultrapassou 3.000 casos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.