Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Salto alto e bico fino são os vilões da saúde dos pés 

Joanete afeta principalmente as mulheres e aparece entre 40 e 50 anos 

Saúde|Do R7

Joanete dificulta o uso de sapatos de bico fino e salto alto
Joanete dificulta o uso de sapatos de bico fino e salto alto Joanete dificulta o uso de sapatos de bico fino e salto alto (Vera7388/Getty Images/iStockphoto)

Para muitas mulheres o joanete é mais que um problema estético. Além de dificultar o uso de sapatos de bico fino e salto alto, provoca dor e sensação de que o osso lateral do pé vai “saltar”.

Segundo o ortopedista Luiz Fernando Bonaroski, do Hospital Nossa Senhora das Graças, essa deformidade no pé afeta principalmente as mulheres.

— A cada cinco mulheres, uma possui joanete, sendo mais comum entre 40 e 50 anos de idade. Apesar de ser raro, pode também ocorrer em crianças. Nestes casos, o quadro é denominado hálux valgo juvenil.

Joanete: saiba como se livrar do problema nos pés

Publicidade

De acordo com Bonaroski, as causas do joanete podem estar relacionadas a fator genético, histórico familiar e tipo de pé.

— A hipermobilidade articular, anatomia de algumas articulações do pé e doenças sistêmicas como, por exemplo, a artrite reumatoide, também pode causar a doença.

Publicidade

Joanete é herdado geneticamente, sugere estudo

Já o uso constante de sapatos de bico fino e salto alto é considerado a principal causa externa do problema. Para realizar o diagnóstico, é necessária avaliação clínica e exame físico detalhado.

Publicidade

— Também solicitamos exames radiográficos para complementar o diagnóstico inicial, classificar o grau da deformidade e afastar outras doenças.

O joanete é uma deformidade complexa, pois segundo o ortopedista, há vários tipos de sintomas para cada pessoa e o seu tratamento deve ser individualizado.

— Levamos em conta as características do paciente e as possíveis técnicas cirúrgicas a serem empregadas.

Segundo o especialista, o tratamento pode incluir o uso de sapatos mais macios e largos, medicações para alívio da dor, fisioterapia e uso de afastadores interdigitais.

— Quando essas medidas não apresentam melhoras, indicamos o tratamento cirúrgico, cujo principal objetivo é obter o alinhamento do dedão ao primeiro metatarso, através de osteotomias (cortes nos ossos) e retensionamento de tendões e cápsula articular.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.