Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

UTI neonatal sofre com a contaminação de superbactéria em Porto Alegre

Unidades de dois hospitais precisaram ser fechadas para evitar contágio de pacientes

Saúde|Do R7, com Fala Brasil

Três recém-nascidos estão isolados na UTI neonatal do hospital
Três recém-nascidos estão isolados na UTI neonatal do hospital Três recém-nascidos estão isolados na UTI neonatal do hospital

Duas UTIs neonatais de hospitais de Porto Alegre estão fechadas por causa de uma bactéria resistente a antibióticos. Gestantes de alto risco não estão sendo atendidas no hospital Criança da Conceição porque a UTI neonatal está contaminada por uma super bactéria chamada klebsiella. Três recém-nascidos estão isolados. O centro obstétrico, no entanto, atende a quem não tem gravidez de risco.

Há cerca de um mês, a mesma bactéria provocou o fechamento da UTI neonatal do hospital Fêmina, que também faz parte do grupo hospitalar da Criança da Conceição. Quatro pacientes ainda estão infectados e estão sendo tratados. A secretaria municipal de saúde descarta ligação entre a contaminação de uma UTI com a do outro hospital. 

Não há previsão para reabertura das UTIs, já que o controle da bactéria pode levar até dois meses. A contaminação se dá pelo contato das secreções e pode apresentar aumento de temperatura e complicações no quadro respiratório. 

Superbactérias ameaçam sistema de saúde dos EUA

Publicidade

Bactérias resistentes a antibióticos já são "ameaça global" e podem matar até 10 milhões de pessoas

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.