Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Boné Alerta utiliza tecnologia para despertar motoristas com sono

Produto tem acelerômetros que detectam movimentos de sonolência e emite alertas sonoros e visuais para condutores

Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7

Boné é protótipo e ainda não existem planos para lançamento em massa
Boné é protótipo e ainda não existem planos para lançamento em massa Boné é protótipo e ainda não existem planos para lançamento em massa

Sono e cansaço são responsáveis por até 50% dos acidentes em rodovias, segundado dados do Observatório Nacional de Segurança Viária. Por isso, detectar sinais de fadiga em motoristas é um dos desafios de diversas empresas.

A Ford apresentou na Campus Party o protótipo de seu Boné Alerta, que utiliza acelerômetros e sensores de movimento para descobrir se o motorista pegou no sono.

Se estiver com o boné e movimentar a cabeça para trás, para frente ou para os lados, indicando sono, ele emite alertas luminosos e sonoros e ainda vibra.

A empresa utilizou um simulador para mostrar a funcionalidade do produto, mas o lançamento não deve ocorrer tão cedo. Daqui a uns anos, quando carros autônomos tiverem sido liberados, talvez ele não seja mais útil.

Um dos responsáveis por apresentar o produto no estande da montadora afirmou que a venda do Boné Alerta ainda depende de uma série de aprovações de órgãos de segurança, que ainda não têm prazo para se concluir. Para acelerar o processo, a empresa está disposta a compartilhar a tecnologia com parceirio de desenvolvimento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.