Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cães diferenciam algumas palavras ditas por humanos, diz estudo

Segundo pesquisadores húngaros, os cachorros têm dificuldade de distinguir alguns comandos de voz com sons muito parecidos

Tecnologia e Ciência|João Melo, Do R7*

Cães conseguem distinguir alguns tipos de palavras ditas pelos humanos
Cães conseguem distinguir alguns tipos de palavras ditas pelos humanos Cães conseguem distinguir alguns tipos de palavras ditas pelos humanos

Um estudo conduzido por cientistas húngaros da Universidade Loránd, em Budapeste, revelou que os cães não conseguem diferenciar comandos de voz que tenham sons muito parecidos. 

A pesquisa mostrou, entretanto, que os animais têm a capacidade de distinguir palavras conhecidas de palavras sem sentido que possuem sons muito diferentes entre si.

Leia mais: Cachorros se dividem em raças desde a Era do Gelo, aponta estudo

Para essas constatações, os pesquisadores utilizaram a eletroencefalografia, exame que em analisa a atividade elétrica do cérebro. Essa atividade é captada através de eletrodos que são colocados no couro cabeludo do paciente, que nesse caso foram os cães.

Publicidade

Leia também

Um gravador foi usado nos testes para emitir diferentes palavras de instruções para cada cobaia. Assim, foram reproduzidas três tipos de palavras: as conhecidas, as sem sentido e com sons semelhantes e também as sem sentido e com sons totalmente diferentes.

O resultado dos testes mostrou que o cérebro dos cães consegue distinguir de maneira clara e rápida apenas falas conhecidas das desconhecidas com som totalmente diferente. De acordo com a equipe de cientistas liderada por Lilla Magyari e Attila Andics, esse efeito é semelhante ao que pode ser notado no cérebro humano.

Publicidade

Leia mais: Um guia definitivo de como cães e gatos enxergam o mundo

Os pesquisadores também destacaram que a não distinção de palavras conhecidas das desconhecidas, mas com sons semelhantes, por parte dos cães, é um comportamento que pode ser observado em bebês humanos com cerca de 14 meses de vida.

Publicidade

Para o experimento, foram testados ao todo 17 cães de ambos os sexos, com idade que variava entre 1,5 anos e 9,5 anos. Todos os animais foram acompanhados no laboratório pelos seus respectivos donos.

*Estagiário sob supervisãi de Pablo Marques

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.