Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cansou das redes sociais? Aprenda a deletar suas contas online

Facebook, Google, Instagram e até WhatsApp: é possível se livrar delas

Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7

Está com excesso de contas? Aprenda a deletar todas delas
Está com excesso de contas? Aprenda a deletar todas delas Está com excesso de contas? Aprenda a deletar todas delas

Contas em grandes serviços são o equivalente aos nossos documentos de identficação online. Com elas é possível logar em diversos sites, ter acesso aos feeds de notícia, amigos, serviços de backup, upload de fotos e vários outros. Mas em algum momento você pode cansar deles, enfrentar problemas ou simplesmente decidir apagar sua vida online.

Essa é uma grande decisão, então pense bem antes de dar o próximo passo.

Já pensou? Então vamos ao principal: como se livrar de suas contas do Facebook, Twitter, Instagram, Google, WhatsApp e Tumblr.

Facebook

Publicidade

O Facebook permite aos usuários um controle completo sobre seus perfis e como a informação é compartilhada, mas é necessário fuçar bastante as configurações para conseguir deixar as coisas como você deseja.

Há várias formas de proteger suas informações na rede social. Você pode desativar sua conta, apagá-la ou, de forma menos radical, ajustar suas configurações de privacidade. Um primeiro passo menos definitivo é desativar sua conta. A desativação não apaga suas informações pessoais para sempre. Ao desativá-la, você fica invisível para os outros usuários, que não poderão acessar seu perfil.

Publicidade

Mas o Facebook salva suas informações, caso queira reativar seu perfil no futuro. Suas fotos, amigos, listas de interesses, jogos e outras preferências são automaticamente restaurados para que sua conte volte ao que era antes.

Para desativar, basta clicar na aba "Conta", e depois em "Gerenciar Conta". Na página, a última opção é "Desativar conta". Clique no link. O Facebook irá tentar dissuadi-lo de desativá-la, com uma lista de amigos mais próximos que "sentirão a sua falta" e também vai pedir que você diga por que deseja sair, com opções como "Isso é temporário, eu vou voltar" e "Eu gasto muito tempo usando o Facebook".

Publicidade

No pé da página há um quadradinho que permite optar por não receber futuros e-mails do Facebook. Se você não marcar esse quadradinho continuará recebendo avisos cada vez que um amigo marcar você em uma foto, convidá-lo para um evento ou sugerir que entre para um grupo.

Para reativar sua conta, entre no site com seu e-mail e senha. Você será enviado para um endereço com um link, que, ao ser clicado, restaurará completamente seu perfil.

Ou você pode apagar seu perfil para sempre!

Se você já não aguenta mais ser convidado para eventos inúteis, ver publicações idiotas de amigos que você não vê há anos, ou só está preocupado com sua privacidade então esta é a única saída.

Quando você apaga sua conta, o Facebook promete jogar fora todas as informações pessoais que estão associadas ao seu banco de dados – coisas como nomes, e-mail, telefones, endereços, nome no programa de mensagens instantâneas etc. A rede social avisa que alguns materiais, como fotos, podem ficar armazenados em seus servidores por “razões técnicas”, mas ficam inacessível para outros usuários e dissociados de qualquer informação que possa ligá-lo a um usuário.

Cometer suicídio no Facebook não é lá muito fácil. Você precisa mandar uma mensagem para o Facebook, pedindo a extinção definitiva de sua conta. O processo pode ser iniciado em uma página específica para esse fim. Antes, talvez você queira baixar uma cópia de todos os seus dados na rede social.

A conta será apagada imediatamente, mas pode levar pelo menos uma noite de processamento até que ela zere todas as informações do cache.

Google

Antes de deletar sua conta do Google, lembre-se que você provavelmente usa vários serviços da empresa, como YouTube, Google Drive, Gmail, etc. Se tiver certeza que esse é seu desejo, é hora de colocar a mão na massa!

Você deve acessar a central da sua conta, e depois a sessão para deletar dados ou serviços nos sites da empresa. Lá, é possível deletar algum serviço que você usa do Google, bem como os dados associados a ele. Caso queira deletar sua conta completa, visite a página feita para isso e seja feliz. Assim como no Facebook, antes talvez você queira baixar seus dados nos serviços da empresa (provavelmente é coisa pra caramba, não duvide).

Um aviso importante é que essa conta está associado com um celular Android, você perderá acesso à maioria dos apps dele.

Twitter

Cansou de twittar? Achou os 280 caracteres uma traição? Muito spam maluco nessa rede social? Então talvez seja a hora de deletar sua conta do Twitter.

O processo é um pouco mais lento que nas outras redes sociais, só para deixar avisado. Você precisa desativar sua conta e ficar sem entrar nela por 30 dias. Durante esse período, seu nome de usuário não poderá ser usado por mais ninguém e a rede social, aos poucos, deletará seus dados. Caso você acesse sua conta no meio desse período de 30 dias, ela será reativada e voltará a ser como antes.

Desativar não envolve grandes problemas. Basta acessar as configurações (o processo só funciona em um computador) e ir até a última opção: exatamente "Desativar sua conta". Assim como os outros serviços, você também tem a opção de fazer uma cópia com todos os seus dados na rede social, em um botão logo acima do de desativar.

Instagram

O Instagram, por motivos óbvios, funciona no mesmo molde do Facebook. É possível desativar sua conta, e para excluir tudo em definitivo, é preciso entrar em contato com o serviço através de uma solicitação de exclusão.

Clique no ícone de usuário no canto da tela, depois em Editar perfil e no fim da página clique em Desativar minha conta temporariamente. E aí é só seguir algumas instruções para desativar tudo. Esse processo só funciona logado no site, pelo app essas opções não existem.

Para excluir sua conta em definitivo, acessa esta página do serviço para excluir todas as suas fotos, dados e comentários.

A rede social não possui serviço nativo de salvamento de dados, então o jeito é utilizar algum terceiro, como o já famoso Instaport, que permite salvar suas fotos apenas colocando seu nome de usuário e clicando na opção Download All Posts.

WhatsApp

Como não é exatamente uma rede social e sim um mensageiro instantâneo, o WhatsApp tem um processo bem simples de deletar sua conta. É só ir em Menu (nos três pontinhos lá no canto) > Configurações > Conta > Apagar minha conta. Depois é só digitar seu telefone completo (com o 55 do código internacional do Brasil) e clicar em "Apagar minha conta".

Com a ação, você será excluído de todos os grupos, sua conta será apagada, assim como o histórico de todas as suas conversas, inclusive as que você mandou para o Google Drive. Para mais informações, é só acessar o FAQ do WhatsApp.

Tumblr

Se você é um jovem adulto que cansou de sua conta do Tumblr e quer se livrar dela, o processo é muito simples. É só ir até a página Account Delete. O serviço vai pedir para você logar novamente, para confirmar a ação, e depois é só clicar em Excluir tudo. Caso você tenha ativado a verificação em duas etapas, precisará inserir o código de confirmação.

Segundo a rede social, os dados demorarão alguns dias para serem excluídos e jamais poderão ser recuperados posteriormente. Seus reblogs continuarão visíveis ao público nas threads, mas é só isso, todo o resto sumirá.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.