Celulares Samsung enviam fotos sem permissão do usuário

Fóruns na internet registram reclamações de quem teve fotos tiradas com a câmera do smartphone compartilhadas aleatoriamente via SMS

Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

Usuários reclamam que fotos foram enviadas sem permissão para contatos salvos na agenda Usuários reclamam que fotos foram enviadas sem permissão para contatos salvos na agenda

Os donos de celulares Samsung usaram a internet para reclamar sobre o envio aleatório de fotos armazenadas na memória de aparelhos Galaxy sem permissão.

Leia também

Em um dos casos publicado na rede social Reddit, uma pessoa busca entender o que aconteceu após ter toda a galeria de fotos compartilhada com a namorada via SMS enquanto dormia.

Pelos relatos, o problema atingiu inclusive os modelos S9 e o Note 8 de smartphone, lançados recentemente pela empresa sul-coreana.

Em um fórum de clientes da marca, a hipótese levantada é que a atualização do RCS (Rich Communication Services) por uma operadora norte-americana teria provocado a falha no aplicativo de SMS da Samsung, que é instalado de fábrica em toda linha Galaxy.

Uma das preocupações dos usuários é descobrir se o celular já disparou mensagens com fotos. O bug não indica quando algum arquivo foi enviado e qualquer contato da agenda pode receber as fotos de forma inesperada.

A Samsung no Brasil enviou ao R7 a seguinte nota sobre o assunto:

"A Samsung informa que está ciente da questão e nossas equipes técnicas estão analisando o assunto. Os consumidores interessados podem entrar em contato com a Samsung diretamente no 4004-0000 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800-124421 (Demais localidades)".