Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Guia de compras: saiba qual portátil combina com você

Quer levar o computador para qualquer lugar? Veja dicas para comprar o melhor aparelho

Tecnologia e Ciência|Do R7*

Existem várias opções para quem quer um aparelho portátil
Existem várias opções para quem quer um aparelho portátil Existem várias opções para quem quer um aparelho portátil

A variedade cada vez maior de dispositivos portáteis tem dado um nó na cabeça de quem quer comprar esse tipo de aparelho e tem feito muitos se perguntarem qual deles é o melhor. Afinal, devo comprar um notebook, um tablet ou um dos novos dispositivos conhecidos como 2 em 1 (ou híbridos)? A resposta, por mais irritante que seja, é “depende”.

Segundo o gerente de marketing de consumo da Intel Brasil, Carlos Augusto Buarque, a escolha de um aparelho portátil deve levar em consideração o perfil do usuário e das atividades que vão ser realizadas com o dispositivo (veja o infográfico).

— Para entender o perfil de uso, o consumidor deve se fazer algumas perguntas antes de escolher o melhor dispositivo. Vou usar o dispositivo apenas para navegar na internet e fazer uso das redes sociais? Vou usar aplicativos mais pesados de edição de fotos e vídeo?

Os notebooks antes eram a única opção de quem quisesse comprar um computador portátil. Segundo Buarque, eles são mais indicados para quem precisa de mais desempenho e precisa de telas maiores, acima de 13 polegadas. Os tablets são mais indicados para aplicações básicas, como usar as redes sociais.

Publicidade

Novatos

Os aparelhos 2 em 1 ainda são vistos com desconfiança por algumas pessoas. Segundo o gerente de marketing de consumo da Intel, eles combinam a praticidade do tablet sem abrir mão dos benefícios de um computador, têm teclado físico e executam a maioria dos aplicativos de notebooks.

Publicidade

— Uma preocupação normal dos consumidores é com os componentes mecânicos, as dobradiças e os encaixes usados nos 2 em 1. Eles foram projetados para ser resistentes. Os fabricantes executam milhares de testes por centenas de horas para assegurar que o equipamento vai suportar sua utilização no mundo real, sem quebrar ou sofrer danos.

Sony Duo 13 tem tela de 13 polegadas e vem com
caneta digital
Sony Duo 13 tem tela de 13 polegadas e vem com caneta digital Sony Duo 13 tem tela de 13 polegadas e vem com caneta digital

A Sony é uma das marcas que têm aparelhos híbridos em sua linha de portáteis. O Sony Duo 11 e Sony Duo 13, com telas de 11 e 13 polegadas, respectivamente, vêm com Windows 8, tela full HD de 1920 x 1080 pixels e uma caneta digital.

Publicidade

O gerente de comunicação e marketing da Sony Brasil, Luciano Bottura, diz que os híbridos são indicados para profissionais criativos e executivos que precisam de muita portabilidade para rotinas fora do escritório e podem se beneficiar do uso da caneta digital, como designers, arquitetos, profissionais de marketing e músicos, por exemplo.

— Realmente esses modelos vieram para ficar. Os consumidores gostaram muito desse tipo de aparelho.

Em relação aos notebooks, Bottura também lembra que o gadget tem maior autonomia de bateria.

Ainda assim, ele acredita que quem usa mais o notebook em casa, principalmente em cima da mesa, pode se beneficiar mais deles do que de um 2 em 1.

O SlidePad, modelo híbrido da LG, vem com Windows 8 e tela de 11,6 polegadas.

O gerente de marketing de produto da marca, Thiago Corrêa, reforça que o 2 em 1 é prático para quem precisa se locomover com mais frequência.

Slidepad 2 teve mecanismo de fechamento melhorado em relação ao primeiro
Slidepad 2 teve mecanismo de fechamento melhorado em relação ao primeiro Slidepad 2 teve mecanismo de fechamento melhorado em relação ao primeiro

— É importante que o design do produto contribua com a produtividade, nesse caso, o teclado ajuda bastante. Ao mesmo tempo, na hora de expor conteúdos, a parte touch é insuperável.

Corrêa afirma que o 2 em 1 é mais procurado por jovens e que a aceitação do produto foi o que levou ao lançamento da segunda versão do dispositivo. Um dos aspectos da primeira versão considerados negativos pelos consumidores foi o mecanismo de fechar o gadget.

— Havia um receio de pressionar a tela, o aparelho parecia sensível. O novo você consegue abrir com uma mão, usando só os dedos. Desliza com muito mais facilidade.

No trabalho

Na hora de escolher um gadget para a vida profissional, é preciso levar em consideração suas tarefas do dia a dia e o cotidiano da sua profissão. Buarque diz que os aparelhos 2 em 1 são uma excelente escolha para quem procura um aparelho mais portátil.

— Eles possuem teclado para o uso em aplicações como Microsoft Office e também podem ser usados no modo tablet para aplicações como navegação na internet e leitura de documentos.

Para quem usa programas que exigem mais desempenho, como os de edição de vídeos e fotos, os notebooks são as melhores opções. Buarque lembra, entretanto, que independente do tipo de aparelho, é fundamental levar em consideração o desempenho e a duração da bateria e o tipo de tarefa para a qual ele vai servir.

Na folga

O gerente de marketing de consumo da Intel diz que os tablets e os híbridos normalmente são boas opções para quem fará uso dos aparelhos apenas em momentos de lazer.

— Normalmente, quando pensamos em lazer, pensamos principalmente em usos de consumo de informação e não de geração de conteúdo. Porém, quem gosta de jogar games de PC mais pesados deve preferir um notebook. Os tablets e híbridos são mais indicados para quem vai usar os dispositivos para navegar na internet, usar as redes sociais e jogar games mais “leves”.

* Colaborou Amanda Martins, estagiária do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.