Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marca esportiva é usada como isca para aplicar golpe pelo WhatsApp

Promessa de envio de brindes convence vítimas a preencher um cadastro falso e compartilhar o link com outro contatos pelo aplicativo

Tecnologia e Ciência|Sofia Pilagallo, do R7*

Criminosos usam nome de marca famosa de artigos esportivos para aplicar golpe
Criminosos usam nome de marca famosa de artigos esportivos para aplicar golpe Criminosos usam nome de marca famosa de artigos esportivos para aplicar golpe

A empresa de segurança da informação ESET publicou um alerta nesta semana sobre um golpe que tem circulado pelo WhatsApp em que cibercriminosos se passam pela marca de produtos esportivos Adidas para fazer os usuários acreditarem que ganharão de graça máscaras reutilizáveis. O objetivo é instalar aplicativos indesejados nos dispositivos das vítimas.

Leia também

A mensagem, escrita parte em português e parte em espanhol, convida o usuário a acessar um site malicioso. Se ele clicar no botão "Iniciar", será levado a um formulário a ser preenchido para obter o suposto benefício. Ao final, a vítima é incentivada a compartilhar a mensagem do golpe com outros contatos do WhatsApp, com a promessa de que ganhará a proteção.

Golpe no WhatsApp oferece brinde para quem preencher cadastro online
Golpe no WhatsApp oferece brinde para quem preencher cadastro online Golpe no WhatsApp oferece brinde para quem preencher cadastro online

"A metodologia utilizada pelos golpistas é bastante eficaz, visto que o fato de as potenciais vítimas receberem uma mensagem de um contato conhecido, muitas vezes, provocará a sensação de que se trata de algo legítimo", afirmou a ESET.

Com a intenção de saber o objetivo final do engano, a ESET acessou o link para ver como funcionava e foi levada a uma tela de boas-vindas. Ainda que o site possua um certificado SSL (cadeado verde à esquerda da URL), buscando gerar maior confiança em suas possíveis vítimas, não se trata de um site oficial da empresa – por meio da análise do certificado (as informações podem ser acessadas clicando no cadeado) é facilmente confirmado que o endereço eletrônico não pertence à Adidas.

Publicidade

Segundo a empresa de segurança, para não cair neste tipo de golpe, é importante seguir três principais orientações: desconfiar que ofertas muito boas e que chegam por meios não oficiais; evitar clicar em links suspeitos – mesmo que tenham sido enviados por alguém conhecido; e, por fim, instalar uma solução de segurança nos dispositivos conectados à Internet e mantê-los atualizados. Vale ressaltar ainda que o compartilhamento de informações, links ou arquivos sem certeza de sua origem deve ser evitado.

Procurado pelo R7, a Adidas enviou o seguinte posicionamento:

Publicidade

"A Adidas não reconhece as publicações feitas em seu nome e está adotando as medidas cabíveis. Além disso, informa aos consumidores que toda e qualquer promoção ou conteúdo adidas será divulgado pelos canais oficiais da marca, sendo eles: www.adidas.com.br, app adidas (iOS e Android), @adidasbrasil - no Twitter e @adidasbrasil - Instagram e/ou www.facebook.com/adidasBR – Facebook."

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.