Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Número de celulares bloqueados no Brasil chega a 9,1 milhões

Em 2017, foram 1,5 milhão de bloqueios, por furto, roubo ou perda

Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7

Processo de travar aparelho ficou mais fácil após mudanças da Anatel
Processo de travar aparelho ficou mais fácil após mudanças da Anatel Processo de travar aparelho ficou mais fácil após mudanças da Anatel

Em novembro, o número de celulares bloqueados no Brasil por por furto, roubo ou perda chegou a 9.123.567, um aumento de 119.421 ou 1,33%, em comparação com outubro passado. Só nos últimos 12 meses foram bloqueados 1.586.458 aparelhos, um crescimento de 21,05% em relação a 2016.

Desse montante, 8,9 milhões de celulares foram bloqueados por solicitação dos usuários, enquanto o restante foi ação de órgãos de segurança. Só no Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, foram mais de 120 mil aparelhos travados por órgãos estaduais nos últimos 12 meses.

Leia também

Os dados são da Anatel, que atualiza os registros do Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi). O crescimento dos terminais impedidos de funcionar se deve a facilidade do bloqueio: antes era necessário o número de IMEI (para visualizar o código, basta ligar para *#06# no seu telefone), um código único que identifica todos os aparelhos com acesso à redes móveis, enquanto atualmente basta um boletim de ocorrência e o número da linha do aparelho.

No restante do mundo, o número de aparelhos nessa situação chegou a 39,7 milhões, em novembro, um aumento de 1,77% em relação a outubro, o que coloca o Brasil em situação similar ao restante do mundo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.