Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O lado sombrio da tecnologia: app permite fotografar e encontrar qualquer pessoa online

Mulheres foram chantageadas após serem identificadas como profissionais do sexo

Tecnologia e Ciência|Do R7

App faz buscas em banco de dados da maior rede social russa; mulheres foram chantageadas por criminosos
App faz buscas em banco de dados da maior rede social russa; mulheres foram chantageadas por criminosos App faz buscas em banco de dados da maior rede social russa; mulheres foram chantageadas por criminosos

É assustador e está causando polêmica. E veio da Rússia. O FindFace é uma mostra do tipo de coisa que poderemos encontrar em um futuro próximo.

Com ele é possível fotografar qualquer pessoa aleatória na rua e procurá-la na rede social VK.com, uma espécie de Facebook da Rússia.

O aplicativo foi lançado em fevereiro por uma empresa misteriosa e sem fazer muito barulho, segundo o Mashable, mas o fotógrafo Egor Tsevtkov resolveu demonstrar os perigos que rondam esse tipo de iniciativa.

Segurança x liberdade de expressão: por que outros países debateram bloqueio do WhatsApp

Publicidade

Menino de 11 anos corta o próprio dedo após pai reclamar que ele usava telefone demais

Ele criou um projeto chamado "Your Face is Big Data", em que fotografava pessoas nas ruas do país e os encontrava com o app. E conseguiu encontrar vários dos fotografados, principalmente mulheres. Imagina algo assim nos Estados Unidos, buscando rostos na imensa base de dados do Facebook.

Publicidade

Um estudo da empresa de segurança Sophos demonstrou que os criadores do programa — segundo eles, provavelmente integrantes do Dvach, uma espécie de 4Chan russo — o queriam para chantagear atrizes pornôs e prostitutas e conseguirem sexo gratuito.

No estudo Naked Security, da Sophos, consta a informação de várias mulheres foram encontradas por eles, e os autores da chantagem enviaram mensagens com fotos delas nuas para parentes e familiares. A rede social VK, o segundo maior site da Rússia, tomou medidas drásticas contra o grupo e fechou duas comunidades associadas a Dvach e utilizadores do FindFace.

Publicidade

(Continua após a galeria) App bizarro permite que uma pessoa veja tudo que você está fazendo por um dia inteiro

Embora pareça assustador, programas como esse podem se tornar comuns em pouco tempo. Basta ter fotos de muitos ângulos espalhadas online para apps cada vez mais sofisticados encontrarem você. Governos já fazem isso continuamente. O FBI e outras agências de segurança nem precisam de fotos online, pois criaram bancos de dados gigantescos com rostos de cidadãos, capturando inclusive imagens de câmeras de rua.

Alguns aplicativos do gênero, vão ainda mais longe e reconhecem pessoas pelo penteado ou por algum tique específico. Empresas também estão em patamares tão avançados quanto. Google e Facebook lideram essa corrida e já incluem a tecnologia em seus serviços de fotos, marcando automaticamente você e seus amigos nas imagens que você faz upload. Segundo boatos de especialistas, os sistemas de reconhecimento facial dessas corporações são muito mais avançados do que você percebe no uso comum.

Prepare-se para ser reconhecido na rua por completos estranhos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.