Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Por que a velocidade da Terra vai ficar 7000 km/h mais lenta nesta sexta

Na próxima sexta-feira (6) a velocidade da Terra será cerca de 7 mil quilômetros mais lenta do que no mês de janeiro. Não, isso não tem nenhuma relação com a partida do Brasil contra a Bélgica na Copa do Mundo. O fenômeno acontece pois neste dia o planeta vai passar pelo que os astrônomos chamam […]

Tecnologia e Ciência|

Nesta sexta-feira (6) a velocidade da Terra será cerca de 7 mil quilômetros mais lenta do que no mês de janeiro. Não, isso não tem nenhuma relação com a partida do Brasil contra a Bélgica na Copa do Mundo.

O fenômeno acontece pois neste dia o planeta vai passar pelo que os astrônomos chamam de afélio, trocando em miúdos, a Terra estará mais distante do Sol do que em qualquer outro dia de 2018.

Palavra de origem grega que significa exatamente ‘longe do Sol’, o afélio deixará o astro rei cerca de 152 milhões de quilômetros afastado da Terra. Seu ápice será justamente na sexta, precisamente às 14h46, no horário de Brasília.

Terra passa pelo fenômeno conhecido como Afélio
Terra passa pelo fenômeno conhecido como Afélio Terra passa pelo fenômeno conhecido como Afélio

A Terra vai estar mais lenta nesta sexta-feira

Publicidade

Ao site da BBC Brasil, Nayra Rodríguez Eugenio, astrofísica e professora do Instituto de Astrofísica das Canarias, em Tenerife, na Espanha, explicou que “o afélio é o ponto da órbita ao redor do Sol em que a Terra fica mais longe do astro e o periélio (que quer dizer ‘perto do Sol’) é justamente o oposto, o ponto da órbita em que a Terra fica mais próxima ao astro”, disse.

É exatamente este afastamento o responsável pela diminuição de velocidade da Terra. De acordo com as leis de Kepler – sobre movimentos planetários, pensados pelo matemático alemão Johannes Kepler no século 17, quando os planetas estão mais próximos do Sol eles se movem mais rápido.

Interessante notar que o verão no Hemisfério norte, temporada quando o Sol está mais próximo desta parte do planeta, coincide exatamente com o afélio. Já pelas bandas do Hemisfério Sul, o verão esbarra com o periélio. Isso se dá por esta parte possuir mais água, fazendo com que a temperatura não aumente tanto e a Terra consiga se nutrir de mais energia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.