• Twitter Created with Sketch.

UE vai multar Facebook por compra do WhatsApp, diz jornal

Valor de sanção pode chegar até 248 milhões de euros

Da Ansa Brasil

Valor da multa pelo WhatsApp pode chegar a 248 milhões de euros
Valor da multa pelo WhatsApp pode chegar a 248 milhões de euros Reprodução

A Comissão Europeia vai aplicar uma multa ao Facebook por considerar que a rede social enganou as autoridades durante o processo de compra do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, informou o jornal "Financial Times" nesta quarta-feira (17). Segundo a publicação, a decisão ainda não é oficial, mas o valor da multa pode chegar a no máximo 1% do faturamento total de 2016 da empresa de Mark Zuckerberg, o equivalente a cerca de 248 milhões de euros.

De acordo com o Financial Times, Bruxelas já decidiu dar o próximo passo, avançando com a aplicação de uma multa à empresa que controla a rede social. O anúncio oficial, segundo a publicação, acontecerá na próxima quinta-feira (18).

A conclusão preliminar foi anunciada em dezembro do ano passado quando as autoridades de fiscalização da UE (União Europeia) acusaram o Facebook de fornecer informações enganosas durante a avaliação para a aquisição do WhatsApp.

Se você não quer que o WhatsApp envie seus dados para o Facebook, precisa correr

Durante as negociações, foi perguntado sobre uma mudança na política de privacidade do WhatsApp, na qual o serviço informou que os números de telefone de alguns usuários seriam compartilhado com o Facebook, o que desencadeou investigações das autoridades de proteção de dados da UE.

Segundo a Comissão, o Facebook indicou em seu pedido de aquisição que não seria capaz de combinar as contas de usuários das duas empresas. Na ocasião, em comunicado, a Comissão Europeia para a Concorrência afirmou que as objeções não comprometeram a aprovação da fusão avaliada em US$ 22 bilhões (R$ 72,6 bilhões) em 2014.

Sem WhatsApp? Confira 7 aplicativos para trocar suas mensagens

  • Espalhe por aí:

Comentários

Atenção! Os comentários do Portal R7 são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios podem ser denunciados por outros usuários, acarretando até mesmo a perda da conta do Facebook.

Twitter

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!
Access log
Access log