Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja 4 pontos essenciais sobre a Reforma da Previdência 

Entenda por que a medida ajuda a recuperar a confiança econômica e garante tranquilidade no futuro

|Matéria Patrocinada

O que você costuma fazer nos meses em que perde o controle e gasta mais do que ganha? Se pensou em tentar equilibrar as contas, optou pela decisão mais acertada. Quando o assunto é previdência não é diferente e, por esse motivo, a reforma se faz cada vez mais necessária para evitar o colapso das contas públicas no futuro.

Muita gente não imagina, mas os aposentados no Brasil têm suas aposentadorias pagas graças às contribuições de quem está na ativa. E, com o aumento da expectativa de vida no Brasil, o número de aposentados vai aumentar, enquanto os da ativa vai diminuir, colocando um desafio para a sustentabilidade da Previdência. Para garantir o pagamento das aposentadorias e pensões, é preciso repensar as regras da Previdência.

Segundo o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a reforma é fundamental para dar uma injeção de confiança na nossa economia e para garantir solidez no crescimento. “No momento em que se faça a aprovação da Reforma da Previdência, nós já entramos em 2018 com a expectativa de estabilidade nas contas públicas para o futuro”, declarou.

Fique por dentro de 4 pontos essenciais sobre a Reforma da Previdência:

Publicidade

Idade mínima: ao contrário do que muitos imaginam, a mudança na idade mínima para aposentadoria ocorrerá de forma gradual. A idade mínima proposta será de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, mas com regra de transição. Apenas daqui a 20 anos esse requisito valerá para todos. É importante reforçar que nada muda para pessoas que têm o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) (benefício assistencial mensal equivalente a um salário mínimo a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda). Nada muda também para o trabalhador rural da economia familiar.

Tempo de contribuição: permanece 15 anos, como é hoje para a aposentadoria por idade.

Publicidade

Igualdade: a reforma torna equivalentes as regras da aposentadoria para trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos.

Garantia para o futuro: reduzindo e controlando o déficit da Previdência (mais de R$220 bilhões em 2016), a reforma garante não só o pagamento das atuais e futuras aposentadorias, como um ambiente favorável ao crescimento econômico e à geração de empregos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.