Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após surgimento de novos focos de incêndio, Governo mobiliza equipes para atuar na Chapada Diamantina 

Ações estão sendo coordenadas por equipes da Secretaria do Meio Ambiente

Bahia|Do R7

Equipes estão concentradas no monitoramento e combate de focos no Vale do Capão, Ibicoara e Pindobaçu
Equipes estão concentradas no monitoramento e combate de focos no Vale do Capão, Ibicoara e Pindobaçu Equipes estão concentradas no monitoramento e combate de focos no Vale do Capão, Ibicoara e Pindobaçu

Através do programa Bahia Sem Fogo, o Governo do Estado mobilizou equipes, para intensificar a atuação na Chapada Diamantina, após o surgimento novos focos de incêndios florestais no Parque Nacional. As ações estão sendo realizadas por técnicos da Sema (Secretaria do Meio Ambiente) e pelo Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Na ocasião, são utilizados quatro aviões tanque, dois helicópteros e veículos tracionados (4×4). Também foi mobilizado junto ao Corpo de Bombeiros o envio, nesta segunda-feira (7), de mais 40 bombeiros militares para reforçar as ações. Outros 19 integrantes da corporação já foram deslocados para a região no final de semana. 

Leia mais notícias no R7 BA

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

As equipes envolvidas na Operação Bahia Sem Fogo estão concentradas no monitoramento e combate de focos no Vale do Capão, Ibicoara e Pindobaçu. A aproximação de uma frente fria que passou pelo Sudeste do país, associada ao calor e a umidade vinda da Amazônia, contribuiu para o aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas pontuais nos municípios de Lençóis e Piatã. 

Publicidade

Segundo o meteorologista do Inema, Heráclio Alves, a alta nebulosidade ocasionou um aumento de descargas elétricas na região. Por conta da pouca ocorrência de chuvas, existe a possibilidade destes raios, incidindo em áreas de vegetação mais seca, terem provocado o início de novos focos. 

Confira também: Mapas mostram estragos causados pelo fogo na Chapada Diamantina 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.