Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Microcefalia: 4 casos são confirmados e 6 estão sob suspeitas em Feira de Santana (BA)

Mais de 160 grávidas foram diagnosticadas com o vírus zika no município

Bahia|Do R7 com Record Bahia

A principal recomendação dos especialista é que as gestantes se protejam e combata o mosquito transmissor do vírus da zika
A principal recomendação dos especialista é que as gestantes se protejam e combata o mosquito transmissor do vírus da zika A principal recomendação dos especialista é que as gestantes se protejam e combata o mosquito transmissor do vírus da zika

O número crescente de microcefalia tem deixado muita gestante apreensiva na Bahia. No segundo maior município do Estado, Feira de Santana, localizado a 108 km de Salvador, quatro casos da doença foram confirmados e seis estão sob suspeita. Todas as mães tiveram zika.

De acordo com a médica infectologista, Melissa Falcão, os casos de bebês nascidos com microcefalia no município foram identificados nesta semana.

Leia mais notícias no R7 BA

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Publicidade

— Quatro registros oficiais de microcefalia: dois em hospital público, um em hospital particular e um durante a gestação.

Este ano, só em Feira de Santana, mais de 160 mulheres grávidas diagnosticadas com o vírus zika foram identificadas pela Secretaria de Saúde do Município, mas o número pode ser maior, pois muitas nem chegam a dar entrada nas unidades básica de saúde quando têm os sintomas da doença.

Publicidade

A principal recomendação dos especialista é que as gestantes se protejam e combata o mosquito transmissor do vírus.

— Usar repelente não só a noite, no período diurno também, tentar colocar tela de proteção nas janelas e portas de casa para tentar evitar a entrada do mosquito. Cada um procurar na sua residência os focos de mosquito para tentar debelar.

Publicidade

Apesar de todos os cuidados e atenção, as gestantes não precisam entrar em pânico. segundo Melissa, mesmo as grávidas que tiveram o quadro suspeito de zika, a maioria não vai ter nada.

— Mesmo que tenha tido um quadro de zika, não vai desenvolver o quadro de microcefalia, então continua, mesmo tendo aumentado o número, sendo raro.

Microcefalia

O bebê com microcefalia nasce com crânio menor que o tamanho normal. Isso pode ocorrer por fatores como desnutrição materna, uso de drogas e também por infecções adquiridas pela mãe durante a gravidez, como toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus. A microcefalia pode provocar atraso no desenvolvimento neurológico, problemas de audição, visão, sequelas motoras. Não é possível reverter a microcefalia, mas é possível melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança, com fisioterapia, tratamento fonoaudiólogo e terapia ocupacional.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.