Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pesquisa aponta ACM Neto como favorito para vencer disputa pela Prefeitura de Salvador em 2016

Em todos os cenários apresentados, o democrata lidera as intenções de voto e encerraria as eleições em primeiro lugar

Bahia|Do R7

Pesquisa ouviu 604 eleitores na capital baiana entre 22 e 26 de julho
Pesquisa ouviu 604 eleitores na capital baiana entre 22 e 26 de julho Pesquisa ouviu 604 eleitores na capital baiana entre 22 e 26 de julho (RENATO ARAUJOABr)

Em pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), desponta como favorito para as eleições à prefeito em 2016. Em todos os cenários apresentados pelo estudo, o democrata lidera as intenções de voto. ACM Neto também segue com popularidade em alta quase três anos após assumir a prefeitura da capital. A gestão do democrata é aprovada por 82% dos soteropolitanos. A pesquisa foi divulgada na quarta-feira (29) pelo Instituto.

Na pesquisa espontânea (quando o entrevistado responde à pergunta sem ter nomes sugeridos), ACM Neto aparece com 27,1% dos votos. Já o secretário estadual de Turismo, Nelson Pelegrino (PT), aparece com 0,9%, enquanto a senadora Lídice da Mata (PSB) surge com 0,6% das intenções de voto.

Na pesquisa estimulada, há três cenários. No primeiro, ACM Neto tem 61,5%, seguido pelo ex-governador e ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT), com 11,8%, e Lídice, com 9,3%. Os deputados Alice Portugal (PCdoB) e Antônio Brito (PTB) aparecem, em sequência, com 4,4% e 1,7%.

Leia mais notícias no R7 BA

Publicidade

Em outro cenário, com Nelson Pelegrino como candidato petista, ACM Neto ficaria com 66,6% da preferência do eleitorado. Pelegrino aparece em segundo lugar, com 10,6% e Alice Portugal em seguida, com 7%.

Quando é considerado como candidato petista o senador Walter Pinheiro, ACM Neto mantém a marca, com 66%, seguido de Lídice da Mata (10,6%), Alice Portugal (5,4%), e Walter com 3,9%.

Publicidade

Gestão municipal

O estudo aponta que 82% dos soteropolitanos aprovam a administração de ACM Neto. Na pesquisa, enquanto 2,7% não souberam ou não quiseram opinar sobre a gestão do prefeito ACM Neto, apenas 15,3% dos entrevistados a desaprovam. Os números também mostram que a administração é melhor do que a expectativa para 58,3% dos entrevistados. A performance de Neto é igual ao esperado para 29,7%, enquanto 8,8% acham pior. Quando o recorte é a popularidade do prefeito entre homens e mulheres, ele obteve 83,6% de aprovação contra 80,6%, respectivamente.

Publicidade

A pesquisa ouviu 604 eleitores na capital baiana entre 22 e 26 de julho. O grau de confiança é de 95% e a margem estimada de erro é de aproximadamente 3,5% para os resultados gerais.

Eleições no Rio e em São Paulo

Em levantamento realizado pelo mesmo instituto, o senador Marcelo Crivella (PRB) venceria a disputa para a Prefeitura do Rio em 2016 com 32,2% dos votos dos cariocas. Durante a pesquisa, que ocorreu entre os dias 8 a 12 de julho de 2015, foram ouvidos 908 eleitores.

Em São Paulo, o deputado federal Celso Russomano (PRB) desponta com 40% das intenções de votos, caso concorresse com os principais nomes especulados para as Eleições 2016. A pesquisa, também realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, ouviu 1.054 eleitores na capital paulista entre os dias 15 e 18 de junho.

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.