Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'A população brasileira está comendo carne de qualidade', diz ministro em visita a frigorífico interditado 

Blairo Maggi diz que lamenta desvio de conduta, mas que qualidade está assegurada

Brasil|Do R7, em Brasília, com Renata Varandas, da Record TV

'A população brasileira está comendo carne de qualidade', diz ministro em visita a frigorífico interditado
'A população brasileira está comendo carne de qualidade', diz ministro em visita a frigorífico interditado 'A população brasileira está comendo carne de qualidade', diz ministro em visita a frigorífico interditado

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, reiterou nesta terça-feira (21) que está seguro em relação a qualidade da carne brasileira e garante que a população brasileira está comendo carne de qualidade. 

— A população brasileira precisa ter certeza de que está comendo carne de qualidade. Lamentamos profundamente o desvio de conduta. Mas estamos consumindo produto de qualidade. Essa ideia que o consumidor está sendo desrespeitado não existe, não existe a história do papelão.

Maggi, que além de ministro é um dos maiores exportadores de soja no Brasil, conversou com a imprensa após a visita a uma planta da Seara na Lapa (PR), cidade a 75 km de Curitiba (PR). A unidade foi um dos alvos da Operação Carne Fraca, deflagrada na última sexta-feira (17), pela Policia Federal e está interditada. De acordo com o ministro, o problema da unidade é na certificação sanitária. 

Além das quatro unidades que foram interditadas após a Carne Fraca, outras 21 estão sob suspeita. Segundo Maggi, em até três semanas o governo espera ter passado um 'pente-fino' nessas unidades. 

Publicidade

Sobre a situação das exportações brasileiras, o ministro disse que o auto-embargo anunciado ontem (suspensão da licença de exportação das 21 plantas de frigoríficos sob investigação na operação) será discutido com os países compradores que demandarem. 

Apesar do embargo, o ministério mantém a venda dos produtos das 21 plantas suspeitas no mercado interno. Maggi destacou que as medidas dentro do país são mais brandas porque há controle rígido dos procedimentos, com base na legislação, que protege o consumidor brasileiro.

Publicidade

— Não existe diferença entre consumidores brasileiros e estrangeiros. Mas há essa preocupação com a imagem, já que estamos seguros da qualidade dos produtos. Não podemos deixar que a gente entre numa lista negra.

A Seara, que teve a planta interditada visitada nesta terça é uma das empresas brasileirais que mais exportam para a China. O país decidiu reter temporariamente as mercadorias brasileiras em seus portos até que o governo brasileiro apresente explicações mais detalhadas sobre a Carne Fraca. 

O governo brasileiro informou que está com os documentos prontos para enviar para a China, que entende a preocupação do país e que vai aguardar um posicionamento dos chineses. O país asiático questionou se governo brasileiro garante a qualidade dos produtos e pediu os nomes dos sete agentes do ministério envolvidos no esquema de corrupção.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.