Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alexandre de Moraes volta a considerar reintegração de posse de prédios ocupados sem autorização judicial

Segundo ministro da Justiça, "autotutela administrativa existe no Brasil todo"

Brasil|Do R7

Ministro já fez esse tipo de reintegração durante ocupação de escolas em São Paulo
Ministro já fez esse tipo de reintegração durante ocupação de escolas em São Paulo Ministro já fez esse tipo de reintegração durante ocupação de escolas em São Paulo

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, defendeu a reintegração de posse sem autorização judicial como uma opção para recuperar prédios públicos ocupados no Brasil. "A autotutela administrativa existe no Brasil todo e essa opção deve ser analisada caso a caso", afirmou Moraes nesta terça-feira (17) em evento no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, na zona sul da capital.

Antes de assumir o cargo no governo federal, na semana passada, Moraes ocupava o posto de secretário da Segurança Pública de São Paulo. Ainda como titular da pasta estadual, consultou a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) sobre a possibilidade de realizar reintegração de posse em prédios públicos sem antes pedir autorização da Justiça. O parecer do órgão foi favorável.

— A Procuradoria entendeu que o próprio poder Judiciário já havia decidido pela possibilidade de autotutela.

Com o parecer, a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) desocupou, sem decisão judicial, três diretorias de ensino e o prédio da Escola Técnica de São Paulo (Etesp), no Bom Retiro, na região central da capital paulista. Ao menos 89 estudantes foram levados a delegacias para "prestar esclarecimentos".

Publicidade

Questionado sobre a possibilidade de a estratégia também ser aplicada em propriedades federais, Moraes afirmou que é preciso analisar cada caso.

— Verifica se é melhor autotuela, (ou) se é melhor pedido judicial.

Segundo o ministro, a decisão pela reintegração sem autorização da Justiça não pode partir das forças policiais. "Isso é algo que ocorre não só no Brasil, é no mundo que ocorre", afirmou. "Autotutela só pode ser utilizada se o órgão que teve o prédio invadido, o terreno invadido, a casa invadida, solicitar."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.