Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Amigo de Temer, Yunes alega saúde fragilizada em pedido de liberdade

Empresário José Yunes foi preso pela manhã na Operação Skala, que investiga irregularidades no Decreto dos Portos

Brasil|

Defesa: "não há motivo" para manter Yunes preso
Defesa: "não há motivo" para manter Yunes preso Defesa: "não há motivo" para manter Yunes preso

A defesa do empresário José Yunes, amigo do presidente Michel Temer (MDB), protocolou na tarde quinta-feira (29), no gabinete do ministro Luis Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), pedido de revogação da prisão temporária ou concessão de regime domiciliar sob a alegação de saúde fragilizada e idade avançada.

José Yunes foi preso pela manhã na Operação Skala, que investiga irregularidades no Decreto dos Portos, e prestou depoimento na Superintendência da Polícia Federal, em São Paulo.

"Mesmo já tendo, em três oportunidades distintas, prestado declarações nos autos principais, o requerente [José Yunes] foi surpreendido, na data de hoje, com uma ordem de prisão temporária, para que fosse, pela quarta vez, inquirido sobre os mesmíssimos fatos", argumenta a defesa.

Leia também

O pedido é subscrito pelos advogados José Luis Oliveira Lima, Rodrigo Dall'Acqua, Ana Carolina Piovesana e Rossana Brum Leques. Os defensores afirmam que "não há motivos" para se manter José Yunes preso temporariamente, pois ele "não representa qualquer risco para o bom andamento das investigações ou a colheita de provas".

Publicidade

De acordo com os advogados, o amigo de Temer "é primário, ostenta ótimos antecedentes, está com 81 anos de idade e passa por sérias complicações de saúde".

"Seu estado de saúde atual passa por tratamento químico e ambulatorial. Ele apresenta quadro clínico psiquiátrico com tratamento de ansiedade, caracterizado como transtorno do pânico e faz uso de medicamentos controlados", relatou a defesa.

Publicidade

"Desde junho de 2016, o requerente passa por tratamentos de quadro de "dislipidemia" e por acompanhamento "cardiológico por disfunção valvar". Naquela época, foi detectado quadro de "refluxo gastro-esofágico" significativo, sintomas "cardiocirculatórios", além de quadro de "ansiedade generalizada com episódios frequentes de agudização."

Os advogados narraram ainda que em 9 de janeiro de 2018, José Yunes passou por intervenção cirúrgica para troca de valva aórtica.

Publicidade

"Após alta hospitalar, o Requerente continuou com sintomas de ansiedade e permanece em tratamento desde então. Sua última consulta foi há dois dias, especificamente em 27 de março de 2018", relataram os advogados.

"Ressalte-se que a Custódia da Polícia Federal da Superintendência Regional de São Paulo informou aos advogados do Requerente que, em razão do feriado e do final de semana, José Yunes ficará incomunicável por três dias seguidos (até 02.04.2018, segunda-feira), sem poder receber seus advogados ou visitas, o que fragiliza ainda mais o cenário exposto."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.