Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro faz propaganda de spray nasal de Israel contra a covid-19

Segundo o presidente, medicamento tem 'eficácia próxima de 100%' em casos graves e será analisado pela Anvisa 

Brasil|Do R7

Spray nasal teria eficácia de 100% em casos graves
Spray nasal teria eficácia de 100% em casos graves Spray nasal teria eficácia de 100% em casos graves

O presidente Jair Bolsonaro usou seu Twitter na manhã desta segunda-feira (15) para fazer propaganda de um remédio desenvolvido por Israel contra a covid-19.

Bolsonaro fala com Netanyahu sobre spray contra a covid-19

De acordo com o post, o spray nasal EXO-CD24, desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov, de Israel, tem eficácia de 100% em casos graves.

Leia também

O presidente, defensor do tratamento precoce de covid-19 com o uso da cloroquina, e que também tem dito que não basta apostar só em vacinas, afirmou que o laboratório de Israel entrará com pedido para uso emergencial do spray na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Publicidade

O que faz o spray

O Centro Médico Ichilov de Tel Aviv anunciou que o medicamento experimental, originalmente usado para o tratamento de câncer no ovário, pode ajudar na recuperação de pacientes com coronavírus.

A instituição explicou que a substância EXO-CD24 foi administrada a 30 pacientes cujas condições eram moderadas ou piores, e todos os 30 se recuperaram - 29 deles em três a cinco dias.

Publicidade

"O medicamento combate a tempestade de citocinas, que se acredita ser responsável por muitas das mortes associadas à doença. Ele usa exossomos - pequenos sacos transportadores que levam materiais entre as células - para entregar uma proteína chamada CD24 aos pulmões, que o grupo de estudo está pesquisando há décadas. Esta proteína ajuda a acalmar o sistema imunológico e conter a tempestade”, diz a publicação.

De acordo com o texto do centro médico, o medicamento é inalado uma vez por dia durante alguns minutos, durante cinco dias sendo direcionado diretamente para os pulmões.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.