Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmera Record: petróleo não livra cidade de recorde de desemprego

Japeri, cidade com 101 mil habitantes em um dos Estados mais ricos do Brasil, ganha milhões em royalties de petróleo, mas taxa de desemprego é de 90%

Brasil|Do Câmera Record e do R7

Não é só nos rincões, nos lugares mais afastados, mais escondidos do Brasil que a fome ameaça vidas. Pelo contrário, ela chega cada vez mais perto das grandes cidades.

No quarto episódio da websérie "Mapa da Fome" (veja aqui o primeiro, o segundo e o terceiro episódios), o Câmera Record vai a Japeri, na Baixada Fluminense.

O dinheiro literalmente corre ali: milhões em petróleo cortam a cidade. Em 2017, recebeu mais de 14 milhões em royalties de petróleo. Só que somente 9.000 pessoas de 101 mil habitantes estão empregadas, de acordo com o último levantamento do IBGE.

Mendigar para se alimentar não é incomum por lá. Registramos muitas pessoas pedindo esmolas nas ruas. "As regiões metropolitanas, que no Brasil sempre foram o grande motor do crescimento econômico nas últimas décadas, deixaram de ser geradoras de emprego. Além disso, existe uma famosa maldição do petróleo em que recursos vindos de exploração de recursos naturais, eles acabam sendo mal aplicados", diz Marcelo Neri, diretor do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas.

Para alimentar os quatro filhos, Dona Dalva, de 51 anos, pede comida na porta dos presídios. "Comida que muitas vezes os presos não querem, a gente vai atrás", afirma a catadora de recicláveis. Os repórteres do programa mostram também como jovens, com filhos recém-nascidos, enfrentam a fome na periferia da cidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.