Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chega ao Brasil lote com 1 milhão de doses da AstraZeneca

Nova remessa de imunizantes foi adquirida via consórcio Covax Facility e será distribuída nos próximos dias aos estados e DF

Brasil|Do R7

Imunizantes que chegaram ao Brasil foram produzidos na Coreia do Sul
Imunizantes que chegaram ao Brasil foram produzidos na Coreia do Sul Imunizantes que chegaram ao Brasil foram produzidos na Coreia do Sul

O lote com 1 milhão de doses da vacina AstraZeneca/Oxford, adquiridas via Covax Facility, desembarcou na noite desta quinta-feira (15) em São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, as doses serão levadas ao Centro de Distribuição e Insumos Estratégicos, em Guarulhos (SP), e distribuídas nos próximos dias aos estados e o Distrito Federal.

Os imunizantes que chegaram ao Brasil foram produzidos na Coreia do Sul. A previsão é que mais 3 milhões de doses cheguem nas próximas semanas por meio da aliança global. Ao todo, mais de 5 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford e 842,4 mil da Pfizer/BioNTech já foram entregues ao Brasil via aliança liderada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e outros parceiros.

Leia também

O contrato do Brasil com a Covax prevê 42,5 milhões de doses de vacinas de diferentes laboratórios até o fim de 2021.

O Brasil é um dos quase 200 países que integram a iniciativa global, criada para permitir o acesso justo e igualitário de vacinas contra covid-19 por meio de parcerias com laboratórios. Além da OMS, o consórcio é coliderado pela Coalizão para Promoção de Inovações em prol da CEPI (Preparação para Epidemias) e pela Gavi (Aliança Mundial para Vacinas e Imunização), em parceira com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).

Publicidade

CoronaVac

Também na noite desta quinta-feira (15) chegou ao Brasil um lote com pouco mais de 200 mil doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Com essa remessa, o Ministério da Saúde já recebeu 1 milhão de doses do imunizante esta semana. Ao todo, mais de 57,2 milhões de doses da CoronaVac foram distribuídas pelo ministério desde o início da campanha.

Publicidade

Estratégia de vacinação

O Ministério da Saúde informou que a estratégia de vacinação é definida semanalmente, entre estados, municípios e União, a partir das entregas feitas pelos laboratórios. A cada nova distribuição, segundo o órgão, são publicados informes técnicos com a orientação de como devem ser usadas essas doses.

A recomendação da pasta é de que estados e municípios sigam as orientações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), pactuadas semanalmente entre todos os entes federativos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.