Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com um ano de pandemia no país, Bolsonaro critica lockdowns

Durante evento no Ceará, presidente ataca prefeitos e governadores que adotam medidas para controlar covid-19

Brasil|Do R7

Bolsonaro autorizou retomada de obras paradas na região metropolitana de Fortaleza (CE)
Bolsonaro autorizou retomada de obras paradas na região metropolitana de Fortaleza (CE) Bolsonaro autorizou retomada de obras paradas na região metropolitana de Fortaleza (CE)

No dia em que o Brasil completa um ano do registro do primeiro caso de contaminação pela covid-19, o presidente Jair Bolsonaro disparou, mais uma vez, contra as medidas sanitárias de distanciamento social parcial e completa (lockdowns) promovidas por prefeitos e governadores para conter a disseminação do novo coronavírus.

Leia também

"Aos políticos do executivo que me criticam, sugiro que façam o que eu faço. O povo não consegue mais ficar em casa. O povo quer trabalhar. Esses que fecham tudo e destroem empregos estão na contramão do que o povo quer. Vá para o meio do povo mesmo depois das eleições", afirmou o presidente, durante evento para retomada de obras em rodovias federais na cidade de Tianguá, região da Serra da Ibiapaba, no Ceará.

Acompanhado de ministros e deputados federais, Bolsonaro, como de costume, promoveu aglomeração, não usou máscaras e reuniu crianças ao seu redor. 

O país contabiliza, até esta quinta-feira (25), 10.324.463 casos de covid-19. Já são mais de 249 mil mortos. Foram computadas 1.428 óbitos em 24 horas, de quarta para quinta-feira, o segundo maior registro de mortes deste ano.

Publicidade

O governador do estado, Camilo Santana (PT), adversário político do presidente, não esteve no evento. À imprensa local, criticou a presença do chefe do Executivo nacional em um momento que o Ceará registra mais de 11 mil mortes pela pandemia.

Durante a assinatura das ordens de serviço, Bolsonaro rebateu as críticas de seus opositores, repetindo que é "imbrochável". "Não me vão fazer desistir, porque afinal de contas eu sou imbrochável! Tenho certeza que deixarei o Brasil melhor do que eu recebi em 2019, mesmo com a pandemia."

Publicidade

As obras

Depois de discursar, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou a autorização para ordens de serviço de retomada de três obras no Estado: a travessia urbana na cidade, na BR-222, paralisada desde 2011; os novos traçados nos municípios nas variantes (acessos) de Umirim e Frios, interrompidos em 2016; e a conclusão do viaduto que liga a cidade de Horizonte à região metropolitana de Fortaleza - obra estava sem continuidade desde 2018.

O investimento é de R$ 88 milhões.

Publicidade

"Não tem preço estar no meio de vocês. Quis o destino que o Flamengo fosse campeão [do Campeonato Brasileiro, nesta quinta, 25]. Hoje também eu sou Flamengo. A nossa história e nossa alma estão ligadas ao futebol. Realmente venceu e foi campeão o melhor. No Brasil, a política é no mesmo caminho", disse Bolsonaro.

Também participaram da cerimônia o ministro o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ônix Lorenzoni; o diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Antonio Leite dos Santos Filho; o titular da pasta do Turismo, Gilson Machado Neto; o prefeito de Tianguá, Luiz Menezes de Lima (PSD), além de parlamentares.

O Ceará foi o terceiro destino do presidente nesta semana. Na quarta-feira, visitou Rio Branco (Acre) e, na quinta, Foz do Iguaçú (PR).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.