Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CPI tem bate-boca entre senadores governistas e de oposição

Líder do governo, Fernando Bezerra questionou informações de servidor da Saúde. Deputado Luís Miranda ameaçou deixar sessão

Brasil|Do R7

Deputado Luís Miranda chega à CPI
Deputado Luís Miranda chega à CPI Deputado Luís Miranda chega à CPI

A sessão da CPI da Covid do Senado, que ouve nesta sexta-feira (25) os depoimentos de Luís Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde, e de seu irmão, o deputado federal Luís Miranda (DEM-DF), sobre a compra da vacina indiana Covaxin, é marcada por intenso bate-boca entre senadores.

A primeira confusão se deu poucos minutos após o ínicio do depoimento de Luís Ricardo Miranda. Ele explicava as invoices recebidas pelo ministério, documento usado para formalizar a compra por empresas estrangeiras, e afirmou que o ministro Onyx Lorenzoni, da Secretaria-Geral da Presidência, mentiu ao acusá-lo de falsificar um desses documentos.

Luís Ricardo Miranda é ouvido após prestar depoimento ao MPF (Ministério Público Federal) apontando uma pressão incomum para aprovar a compra da vacina, negociada por um preço acima dos imunizantes de demais fabricantes. O deputado Luís Miranda afirma que o caso foi comunicado ao presidente Jair Bolsonaro em março deste ano.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), interrompeu a apresentação de Luís Ricardo Miranda nesta sexta e contestou suas afirmações. O parlamentar afirmou que esse tipo de documento é feito pelo exportador, sendo verificado no Ministério da Saúde se está de acordo com o contrato, e disse que não houve atuação do servidor para fazer qualquer alteração. "A invoice foi corrigida duas vezes não pelo depoente, mas pelo fiscal do contrato", disse, exaltado.

Publicidade

Leia também

Prontamente, o senador Humberto Costa (PT-PE) interveio e afirmou que a invoice foi corrigida porque Luís Ricardo Miranda não assinou. "Porque ele não aceitou", afirmou. Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também entrou na confusão e afirmou que o senador Fernando Bezerra precisava se acalmar. "Esse não é o senador Fernando Bezerra que eu conheço", afirmou.

O líder do governo continuou, afirmando que se tratava de uma "tentativa inútil" de atribuir culpa ao governo brasileiro pela contratação da vacina.

Publicidade

O deputado Luís Miranda também levantou a voz e afirmou que foram à CPI para falar a verdade. "Se for o caso levantamos e vamos embora, e os senhores continuam defendendo o errado", disse.

Os ânimos se exaltaram novamente em outros momentos da sessão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.