Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em reunião com oposição, PF diz ser pouco provável uso de telemarketing em boatos do Bolsa Família

Investigação mostrou que só uma beneficiária recebeu telefonema sobre o fim do programa

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

O diretor-geral da PF (Polícia Federal), Leandro Daiello Coimbra, afirmou, nesta terça-feira (28), em reunião com líderes da oposição no Congresso, que é pouco provável a contratação de uma empresa de telemarketing para espalhar o boato de que o Bolsa Família iria acabar.

A hipótese chegou a ser levantada, depois que a falsa notícia se espalhou nos dias 18 e 19 de maio, provocando uma corrida às agências da Caixa Econômica Federal para sacar o benefício.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), participou da reunião e informou que, segundo o diretor da PF, foi identificada somente uma beneficiária que teria recebido uma ligação sobre o fim do programa.

— Até o presente momento ele não tem nenhum sinal claro da utilização de uma empresa de telemarketing porque uma única beneficiária teria dito que recebeu um telefonema eletrônico. Portanto, não tem o nome dessa empresa de telemarketing e, até o presente momento, não tem elemento para apontar que tenha sido uma empresa de telemarketing.

Publicidade

Dilma reconhece falhas na segurança do Bolsa Família

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

Segundo o líder tucano, o diretor da PF também informou que, desde segunda-feira da semana passada, a equipe de investigação tinha a confirmação sobre a antecipação dos pagamentos referentes ao Bolsa Família.

De acordo com Carlos Sampaio, a CEF (Caixa Econômica Federal) informou à polícia, logo depois dos problemas, que havia liberado o dinheiro para o pagamento do benefício um dia antes dos supostos boatos.

Publicidade

— O fato aconteceu no sábado e no domingo. Na segunda pela manhã, da semana passada, os agentes da Polícia Federal já tinham as informações dos técnicos da Caixa Econômica Federal de que ocorreu antecipação para sexta. [...] Mesmo assim, o presidente da Caixa Econômica Federal [Jorge Hereda] se fechou em copas, em momento algum assumiu seu erro e só o fez quando foi confrontado pela imprensa investigativa.

Depois do suposto boato de que o Bolsa-Família iria acabar, os beneficiários correram até as agências da Caixa e resgataram R$ 152 milhões entre os dias 18 e 19 de maio. A assessoria da Caixa informou que foram realizados 900 mil saques nesse período de dois dias.

No fim de semana em que foi registrado o problema, o vice-presidente da área de Governo da Caixa, José Urbano, informou que o banco teria tomado a decisão de liberar o dinheiro no sábado para evitar tumulto. No entanto, os recursos estavam disponíveis para todos os beneficiários um dia antes.

Mickey e Pateta

No Congresso, a oposição quer ouvir as explicações do presidente da Caixa; da ministra do Diretos Humanos, Maria do Rosário, que levantou a possibilidade de que os boatos teriam sido implantados pela oposição; e da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, responsável pelo Bolsa Família.

O deputado Carlos Sampaio criticou o fato de a ministra estar em viagem de turismo na Disney. Segundo ele, Tereza Campello deveria antecipar o retorno para dar explicações à sociedade.

— A ministra responsável pelo pagamento do Bolsa Família não poderia estar em uma viagem à Disney. Não é o momento para se fazer uma vista ao Mickey e ao Pateta, digo isso com muita sinceridade. É inacreditável que ela não antecipe seu retorno ao Brasil para dar esclarecimentos aos brasileiros.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.