Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Faixa aconselha deixar idoso em asilo para família "desfrutar" festas

Estabelecimento nega a confecção da faixa; caso será investigado

Brasil|Juca Guimarães, do R7

O Brasil é um país com um volume casa vez maior de idosos e com expectativa de vida aumentando. São cerca de 29,6 milhões de idosos acima de 60 anos, segundo o IBGE, e expectativa de vida está 75,8 anos. No entanto, mesmo sendo uma parte significativa da sociedade, os idosos ainda são vítimas de maus tratos e desrespeito.

Uma faixa que foi colocada em uma via pública de Curitiba aconselha que, para "desfrutar" as festas natalinas, as famílias deixassem os idosos em uma casa de repouso.

Dona da casa de repouso nega que tenha feito a faixa
Dona da casa de repouso nega que tenha feito a faixa Dona da casa de repouso nega que tenha feito a faixa

A propaganda teve uma repercussão negativa nas redes sociais e gerou muitas críticas. Procurada pelo R7, a dona da casa de repouso cujo nome e telefone está escrito na faixa afirmou que a instituição não é a responsável pela propaganda.

A empresária Adriana Goes Gregório, dona da casa que fica no bairro de Xaxim, disse que a faixa é de mau gosto. "A casa de repouso existe há sete anos e não fazemos propaganda com faixa na rua ou qualquer outro tipo de divulgação. Nossos clientes são por indicação. Temos 18 idosos que vivem na casa e oferecemos um serviço de hotel-dia, com atividades e acompanhamento de idosos, mas nada do que diz ali na faixa condiz com o nosso trabalho ou a nossa filosofia. Aquilo é um desrespeito com o idoso. Não saiu daqui de dentro isso", disse.

Publicidade

Segundo a dona da casa de repouso, foi feito um boletim de ocorrência na polícia para tentar descobrir quem fez a faixa e onde ela foi colocada. "Não sei nem em que rua está. Disseram que a gente retirou a faixa depois da repercussão negativa, mas é mentira. Não colocamos e nem tiramos. Quero saber quem é que fez isso e usou indevidamente o nosso nome. Causou um desconforto e um tristeza muito grande entre os nossos funcionários e os idosos que vivem aqui. A nossa realidade é de atenção, cuidado e carinho. O idoso não é um objeto para ser dispensado ou colocado de lado", disse.

Adriana disse também que a casa tem entre 15 e 18 funcionários, trabalha em parceria com hospitais e entidades de apoio aos idosos e tem todas as licenças e vistorias aprovadas para o funcionamento. 

A promotoria de Defesa do Idoso de Curitiba abriu uma processo administrativo para investigar o caso. A faixa tem três números de telefones. O número fixo bate com o telefone da casa de repouso, outro é o celular do capelão que atende na casa e o terceiro é um número desconhecido. "Temos ligar neste número, mas ninguém atende", disse Adriana Goes. "A única propaganda que fizemos foi uma panfletagem há sete anos quando inauguramos a casa". 

Casa de repouso fica no bairro do Xaxim, em Curitiba
Casa de repouso fica no bairro do Xaxim, em Curitiba Casa de repouso fica no bairro do Xaxim, em Curitiba

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.