Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Michel Temer usa Corinthians como exemplo de sociedade e comete gafe

Presidente confundiu trecho do nome do time alvinegro e o chamou de 'Sociedade Esportiva', como é conhecido o principal rival Palmeiras

Brasil|

Temer não comentou habeas corpus de Lula
Temer não comentou habeas corpus de Lula Temer não comentou habeas corpus de Lula

Em uma associação pouco comum no histórico de seus discursos, Michel Temer usou nesta quarta-feira (4) o futebol para tentar explicar e defender "a organização de uma sociedade" e cometeu uma gafe. O presidente chamou o Corinthians de "Sociedade Esportiva Corinthians".

Temer: não foram poucos os embaraços que sofremos

O clube alvinegro chama-se Sport Club Corinthians. "Sociedade Esportiva" é justamente o Palmeiras, um dos maiores rivais do Corinthians. Os dois times inclusive fazem no domingo a final do Campeonato Paulista. 

"Posso até citar a torcida do Corinthians, quem assistir uma partida de futebol, olhar a multidão que está lá torcendo pelo Corinthians e dizer: 'isso não é uma sociedade'. As pessoas vão lá desorganizadamente, mas eu saio de lá entro numa salinha onde eu vejo reunidas 20 pessoas, que é a chamada Sociedade Esportiva Corinthians, a diretoria dessa sociedade, e olho aquilo e digo: 'isso é uma organização'. Porque aqueles (da diretoria) estão vinculados por normas jurídicas com diretos e deveres, e o Estado também é assim. Você precisa caminhar na sua atividade pública, na atividade privada, nos termos da ordem e da constituição", afirmou o presidente.

Publicidade

Amigos de Temer e 8 suspeitos de corrupção deixam a prisão

Diferentemente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que sempre utilizou metáforas e jargões futebolísticos na tentativa de ser mais bem compreendido, Temer não costuma a usar essas associações em seus discursos. O presidente já se disse torcedor do São Paulo. 

Publicidade

Na cerimônia de sanção da lei da Voz do Brasil, Temer não comentou o julgamento do habeas corpus do ex-presidente que acontece no STF (Supremo Tribunal Federal), mas fez críticas veladas ao Supremo e, principalmente, ao ministro Luís Roberto Barroso, com quem o Planalto está em "guerra" por conta das últimas decisões do magistrado que atingiram diretamente o presidente.

Michel Temer deveria punir o comandante do Exército

Publicidade

"O que mais prejudica o país é desviar-se das determinações constitucionais, quando as pessoas começam a desviar-se das determinações constitucionais, quando as pessoas acham que podem criar o direito a partir da sua mente e não a partir daquilo que está escrito, seja literalmente ou sistematicamente, você começa a desorganizar a sociedade", disse.

O presidente também fez uma defesa da liberdade de expressão e da imprensa e disse que "quanto mais livre for a imprensa melhor para o sistema jurídico".

"Não digo melhor para a política, melhor para as pessoas, eu digo melhor para a ordem jurídica. Volto a dizer que é na ordem jurídica que nasce a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão", afirmou.

Temer disse ainda que a ordem jurídica é que "estabelece as relações sociais" e citou como exemplo a formulação de contratos. "Se eu faço um contrato qualquer eu sei que estou fazendo porque tenho a segurança que decorre da ordem jurídica. Portanto, cumprir a Constituição é fundamental para a organização social de uma entidade que se convencionou, sob o foco político, denominado estado."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.