Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministério da Justiça libera estudo da Fiocruz sem chancela do governo

Decisão foi tomada após repercussão provocada pelo Ministério da Cidadania, que sugeriu arquivar estudo que não confirmou  “epidemia de droga”

Brasil|

O ministro da Cidadania, Osmar Terra
O ministro da Cidadania, Osmar Terra O ministro da Cidadania, Osmar Terra

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a publicação do 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

A decisão foi tomada após repercussão provocada pelo Ministério da Cidadania, que sugeriu arquivar a pesquisa, justificando que o estudo não confirmava a existência de uma “epidemia da droga”. A informação é do blog BR18, de O Estado de S. Paulo. 

Segundo o blog, o Ministério da Justiça exige que a instituição não associe o governo federal ao levantamento, porque a Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad), ligada ao ministério, concluiu que a Fiocruz não cumpriu devidamente com o edital para a elaboração da pesquisa, o que a entidade contesta veementemente.

A fundação acionou a Câmara de Conciliação e Arbitragem da Advocacia-Geral da União. Sem a chancela do governo, a Fiocruz pode se ver na posição de devolver os R$ 7 milhões pagos pela pesquisa.

Publicidade

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, tem insistido na questão “epidemia da droga”. Em março, ele assinou 217 novos contratos com comunidades terapêuticas, muitas delas ligadas a instituições religiosas, para tratamento de dependentes químicos, ao custo de R$ 153,7 milhões. Um dos pontos do trabalho dessas comunidades criticados por profissionais em política de drogas é a defesa que fazem de tratamentos focados na abstinência, comparados a “cárceres privados”.

Terra havia desacreditou o estudo da Fiocruz, uma das maiores instituições de ciência e tecnologia em saúde do Brasil, sobre o consumo de substâncias lícitas e ilícitas no País. A pesquisa com 16 mil entrevistados sob execução de 500 pesquisadores não confirmou a existência de uma “epidemia de drogas” no Brasil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.