Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF faz operação contra garimpo ilegal em reserva indígena

Policiais deflagraram operação após satélites indicarem ao menos 20 pistas de pouso na Terra Indígena Yanomami, em Roraima

Brasil|Do R7

Tribo Yanomami. PF faz operação em Roraima contra garimpo ilegal
Tribo Yanomami. PF faz operação em Roraima contra garimpo ilegal Tribo Yanomami. PF faz operação em Roraima contra garimpo ilegal

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (29) uma operação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, localizada em Roraima, na fronteira com a Venezuela.

São cumpridos dez mandados de busca e apreensão em Boa Vista/RR, Alto Alegre e Campo Grande/MS, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima após manifestação favorável do Ministério Público Federal.

Análise de imagens de satélite indicam a presença de ao menos 20 pistas de pouso ilegais no interior da Terra Indígena Yanomami, as quais viabilizariam a expansão da atividade mineradora irregular na região. Foi constatada a ação de pilotos de aeronaves e helicópteros que seriam responsáveis pelo frete de pessoas e de insumos que viabilizariam a extração ilegal de minério.

Leia também

Segundo o inquérito, essa expansão contribuiria para a degradação ambiental de quase 6.000 hectares verificada entre os anos de 2018 e 2020 na reserva indígena.

Publicidade

Além disso, o transporte e permanência de garimpeiros na região estaria relacionado com a possibilidade de infecção e morte de milhares de Yanomami, no atual momento, em razão do coronavírus. Atualmente, estima-se que haja cerca de 20 mil garimpeiros atuando no local, graças, também, à logística área ilegal de bens e pessoas.

Além dos pilotos, também são alvos das buscas suspeitos de explorarem diretamente o garimpo na região e outros crimes correlatos, como o armazenamento irregular de combustíveis.

Haquiri

O nome da operação faz alusão ao ato de suicídio "ritualístico" nipônico em razão de um suspeito com ascendência oriental ter destruído aeronaves, ao descobrir a investigação da PF.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.