Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Temer diz ter orgulho por vencer recessão e promete reforma tributária em "brevíssimo tempo"

Em vídeo, presidente comemorou dados econômicos e a aprovação da reforma trabalhista

Brasil|Do R7

"Tenho muito orgulho em dizer que vencemos a maior recessão de nossa história", disse Temer
"Tenho muito orgulho em dizer que vencemos a maior recessão de nossa história", disse Temer "Tenho muito orgulho em dizer que vencemos a maior recessão de nossa história", disse Temer

O presidente Michel Temer disse em vídeo divulgado nas redes sociais nesta segunda-feira (17) ter orgulho de ter vencido a maior recessão da história do Brasil e prometeu iniciar em breve o processo de reforma tributária.

Sem mencionar as denúncias de que é alvo, Temer comemorou dados econômicos e a aprovação da reforma trabalhista pelo Congresso na semana passada.

"Eu tenho muito orgulho em dizer que vencemos a maior recessão de nossa história", disse Temer. Segundo o presidente, as novas regras trabalhistas aprovadas colocam o Brasil no Século 21 nas relações de trabalho.

— E temos que celebrar, volto a dizer, a reforma trabalhista. A revolução que fizemos na relação entre patrão e empregado faremos também ao simplificar nosso sistema tributário. Esse será outro ponto que levaremos adiante em brevíssimo tempo.

Publicidade

Temer fala há tempos de que levará adiante o que chama de "simplificação tributária". Diante das dificuldades em torno da aprovação da reforma da Previdência, que é uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) e por isso necessita de três quintos dos votos na Câmara e no Senado, o presidente pode tentar votar algumas medidas tributárias que não precisam dessa maioria qualificada de votos.

Uma dificuldade, porém, é que medidas fiscais costumam gerar fortes quedas de braço entre a União e Estados e municípios devido à arrecadação e destino dos recursos. Com a expectativa de novas denúncias contra Temer pelo procurador-geral da República pode ser delicado tentar avançar nesse campo nesse momento.

Publicidade

No vídeo, o presidente também comemorou as recentes quedas da inflação e dos juros e afirmou que os empregos e os investimentos estão voltando. O Ministério do Trabalho anunciou nesta segunda-feira que o Brasil abriu 9.821 vagas formais de emprego em junho, terceiro dado mensal positivo consecutivo, puxado basicamente pela atividade agropecuária.

Na semana passada, dados divulgados pelo Banco Central apontaram que a economia brasileira pisou no freio e frustrou as expectativas ao apresentar contração em maio. O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do BC), espécie de sinalizador do PIB (Produto Interno Bruto), caiu 0,51% em maio ante abril, em dado dessazonalizado. Essa foi a queda mais intensa desde agosto passado, quando o índice recuou 0,7%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.