Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Temer lamenta o massacre em Roraima e se solidariza à população do Estado

Resposta foi mais rápida do que manifestação sobre Manaus, quando Temer falou em 'acidente'

Brasil|Mariana Londres, do R7, em Brasília

Temer lamenta o massacre em Roraima e se solidariza à população do Estado
Temer lamenta o massacre em Roraima e se solidariza à população do Estado Temer lamenta o massacre em Roraima e se solidariza à população do Estado

Michel Temer lamentou nesta sexta-feira (6), por meio de nota, o massacre de 33 presos em um presídio de Roraima. O presidente se solidarizou à população do Estado, disse que conversou com a governadora de Roraima e que a situação já está sob controle. 

A resposta de Temer ao massacre de Roraima foi bem diferente da sua manifestação sobre a rebelião em Manaus, que deixou 60 mortos na segunda-feira (2). A demora de Temer em se manifestar sobre o assunto foi duramente criticada. Quando se pronunciou, três dias depois, chamou o incidente de 'acidente'. Horas depois, usou a sua conta no twitter para dar sinônimos de acidente, numa tentativa de explicar porque havia escolhido a palavra: "tragédia, perda, desastre, desgraça, fatalidade".

O motim em Roraima aconteceu horas antes do governo federal anunciar a minuta do Plano Nacional de Segurança Pública, que teve o lançamento antecipado justamente pela situação fora de controle dos presídios. 

O ministro da Justiça, no entanto, nega que a situação esteja fora de controle. 

Publicidade

Na nota à imprensa divulgada nesta sexta (6), apenas algumas horas depois da rebelião, Temer diz que colocou à disposição da governadora Suely Campos todos os meios federais para auxiliar nas ações de segurança pública. 

Leia a íntegra da nota: 

Publicidade

O presidente Michel Temer telefonou hoje para a governadora de Roraima, Suely Campos, colocando todos os meios federais à disposição para auxiliar em ações de segurança pública, após a morte de mais de 30 presidiários na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. Temer lamentou o episódio e se solidarizou com o povo do Estado. 

A governadora informou que a situação já se encontra sob controle e, neste momento, não será necessária a presença federal. Ela agradeceu a liberação pelo governo federal de R$ 45 milhões do Fundo Penitenciário, na última semana de 2016, para a construção de nova unidade prisional e para a compra de equipamentos e armamentos destinados à area de segurança de Roraima. 

Ficou acertado que as autoridades estaduais manterão permanente contato com o Ministério da Justiça para trocar informações sobre a evolução da situação de segurança em Boa Vista. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.