Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Temer mira grau de investimento 'logo' e diz ter a 'alma incendiada'

Para presidente, governo tem sido 'ousado' nas reformas

Brasil|Do R7, com Reuters e Estadão Conteúdo

Presidente Michel Temer disse que existe "cultura da animosidade" no País
Presidente Michel Temer disse que existe "cultura da animosidade" no País Presidente Michel Temer disse que existe "cultura da animosidade" no País

O presidente Michel Temer afirmou nesta sexta-feira (11) durante inauguração de uma usina de etanol de milho da FS Bioenergia, em Lucas do Rio Verde (MT), que seu governo tem sido ousado ao fazer as reformas e que o País vai recuperar "logo, logo" o grau de investimento perdido no ano passado.

— Vou fazer um pouco propaganda do governo aqui, pode? Vejo que o Risco Brasil, que estava em mais de 470 pontos negativos, quando assumi o governo, hoje está em 195 pontos, portanto caiu sensivelmente. E logo, logo vamos reassumir o grau de investimento que nós perdemos no passado.

Sobre as reformas, disse estar "sendo ousado, porque são matérias que ficaram durante anos e anos paralisadas e nós fomos dando solução". Temer disse também estar muito "animado" com os 15 meses do seu governo.

— Saio daqui muito animado, animado no sentido da própria palavra. Animado vem de ânima, do latim, que singifica alma. Saio daqui com a alma incendiada, dizendo o Brasil tem jeito porque eu vejo o exemplo de Lucas do Rio Verde.

Publicidade

Em seguida, disse que é preciso acabar com a “cultura de litigância e animosidade" que se instalou no Brasil.

— O que queremos é a harmonia absoluta em nosso País.

Publicidade

Esta foi a primeira viagem de Temer ao Estado do Mato Grosso desde que foi efetivado na Presidência da República. Lucas do Rio Verde é a primeira usina brasileira de etanol que utiliza milho em 100% de sua produção.

O presidente disse ainda que tentou acabar com um "certo preconceito ideológico" que trata a iniciativa privada — e o empresário, em particular — como se fosse "alguém à margem da sociedade."

Publicidade

— Ao contrário: tratamos o empresário como alguém que auxilia o governo. A história da administração pública brasileira revela isso. O poder público não pode fazer tudo.

Elogios e protestos

Durante a solenidade, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti (PSD), parabenizou Temer pela "coragem de estar fazendo as reformas" de que o Brasil necessita.

— Quero que o senhor siga em frente. Sei que é um homem determinado e corajoso. Muitos tentaram fazer [as reformas], mas não conseguiram. O senhor vai passar para a história do Brasil como o presidente que fez aquilo que precisava fazer.

Parte do público aplaudiu, mas a maioria permaneceu em silêncio.

Antes mesmo da chegada de Temer ao município de Lucas do Rio Verde, um grupo de caminhoneiros protestava contra a visita do presidente na BR-163, na altura do km 686. O congestionamento tinha aproximadamente quatro quilômetros de extensão por volta das 10h30, pouco antes do início do evento, de acordo com a concessionária Rota do Oeste.

A manifestação, no entanto, não atingiu diretamente o presidente, que se deslocou de helicóptero na região. 

O caminhoneiro Gilson Baitaca, um dos líderes do movimento de transportadores de grãos do Mato Grosso, fez críticas à visita do presidente. 

— Temer está inaugurando uma usina, mas não é bem-vindo na nossa cidade pelo fato de estar envolvido nesses atos de corrupção. Ele usou dinheiro da população para comprar o apoio dos deputados e se salvar na cadeira de presidente.

De acordo com Baitaca, o protesto é contra o aumento de tributos e as denúncias de corrupção que atingem o presidente. O líder dos caminhoneiros lamentou o resultado da votação na Câmara dos Deputados, que barrou a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente por corrupção passiva. Baitaca também criticou o aumento da alíquota de PIS/Cofins sobre combustíveis.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência disse que não iria comentar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.