Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Com 464 votos, Arthur Lira se torna presidente mais bem votado da história da Câmara

Conhecido por ser um articulador habilidoso no Congresso, o alagoano construiu acordos tanto com o governo quanto com a oposição

Brasília|Do R7, em Brasília

Ao ser reeleito presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) também se tornou o presidente mais bem votado da história da Casa, com 464 votos. A votação do alagoano superou a de Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), em 1991, e a de João Paulo Cunha (PT), em 2003 — ambos conquistaram 434 votos para o comando da Câmara. Confira:

A reeleição do deputado do PP já era dada como certa. Tal cenário só foi possível porque Lira conseguiu costurar o apoio tanto do PT — do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — quanto do PL — do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Arthur Lira está em seu quarto mandato. É um agropecuarista que começou a vida política em 1992, quando foi eleito vereador em Maceió, capital de seu estado, Alagoas. Filho do ex-senador Benedito de Lira (PP), manteve-se forte em todos governos e a aproveitou as oportunidades.

Tornou-se líder do Centrão durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Antes disso, porém, já tinha ganhado status de negociador habilidoso, sendo os principais campos de atuação do deputado temas como agronegócio, pecuária, regularização fundiária, orçamento e administração pública.


No Congresso, Lira ocupou outros postos relevantes antes de ser alçado à presidência da Câmara, em 2021. Foi, por exemplo, presidente de duas das mais importantes comissões do Parlamento: a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Orçamento (CMO).

Lira fica no cargo até 2024. O presidente da Câmara define a pauta das votações que vão a plenário e supervisiona os trabalhos na Casa. Ele também integra o Conselho da República e o de Defesa Nacional e pode substituir o presidente da República em determinados eventos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.