Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Efraim Filho defende desoneração da folha fora da reforma tributária

Segundo o líder do União Brasil no Senado, esse desenho aceleraria os impactos positivos da desoneração

Brasília|Do R7, em Brasília

Senador Efraim Filho (União-PB) em pronunciamento durante reunião da CCJ
Senador Efraim Filho (União-PB) em pronunciamento durante reunião da CCJ Senador Efraim Filho (União-PB) em pronunciamento durante reunião da CCJ

O líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB), defendeu nesta quinta-feita (16) a ideia de que a desoneração da folha seja feita de forma definitiva, sem ser incorporada à proposta de reforma tributária. Esse desenho, segundo o senador, aceleraria os impactos positivos da desoneração.

Leia mais: Desoneração da folha: entenda a proposta

“A desoneração da folha de pagamento é o melhor caminho para o país. Qual seria o impacto se isso deixasse de existir? Ora, se estima que entre 300 e 600 mil pessoas ficariam desempregadas. E, além do impacto direto nas famílias brasileiras, há também um impacto no orçamento do país. Seriam pessoas que passariam a ter de receber o seguro-desemprego ou serem incluídas em programas de transferência de renda”, justificou.

Por isso, na avaliação do senador, a desoneração é uma mão dupla de ganhos. “É um projeto de 'ganha ganha'. Ele é bom para o setor produtivo, para a classe trabalhadora e é até bom para o governo. O mundo ideal é que a gente possa alcançar a desoneração ampla, que vai além dos 17 setores que mais empregam, mas por enquanto continuariam só para esses 17”, ponderou.

Publicidade

Articulação política

A movimentação do senador é para que o projeto de lei 334/2023, que trata sobre o assunto, seja debatido nas comissões e as discussões nesses colegiados sejam finalizadas até abril. 

A sinalização do governo federal é no sentido de que a desoneração permanente da folha de pagamento seja incorporada à proposta de reforma tributária.

A desoneração da folha de pagamento deve ser mantida em definitivo%2C e ela alcança os 17 setores que mais empregam no Brasil. O maior desafio do país é preservar empregos e gerar novas oportunidades e dar ao setor produtivo a oportunidade de ampliar suas atividades%2C abrir novas filiais%2C atender pais e mães de família e jovens que querem o primeiro emprego para poder colocar o pão na mesa da sua casa

(Efraim Filho, senador)

Entenda o que é a desoneração

Criada em 2011 pela lei nº 12.546, com o objetivo de estimular a geração e manutenção de empregos, além de aumentar a competitividade das empresas por meio da diminuição dos custos laborais, a desoneração consiste em um mecanismo que permite às empresas pagarem alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de pagamento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.