Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ibaneis reforça que preço das passagens de ônibus não vai subir

Governo pretende zerar alíquota do ICMS do diesel para empresas e segurar reajuste; combustível aumentou 24,9% nas refinarias

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Combustível
Combustível Combustível

Diante do aumento dos preços dos combustíveis, o governador Ibaneis Rocha (MDB) reforçou nesta terça-feira (15) que o preço das passagens de ônibus não deve subir do Distrito Federal, pois o governo pretende zerar o ICMS sobre o diesel para as empresas que operam o serviço.

"A gente tem que ter um olhar para as pessoas que utilizam o transporte público no DF, que em um momento de inflação e de dificuldade como esse não suportariam mais um reajuste na tarifa de ônibus", ponderou o governador. "Nesse momento a ideia é conter o reajuste da tarifa de ônibus", acrescentou.

Ibaneis afirmou que espera a votação no Congresso Nacional sobre a isenção do PIS/Cofins sobre a gasolina para avaliar se tomará outras medidas para conter o avanço dos preços.

"Vamos aguardar a aprovação da legislação no Congresso Nacional, fazer uma análise do público para ver o que a gente consegue fazer em relação aos demais", ponderou. O governador disse ainda que, mesmo se novas ações forem confirmadas, é preciso ter cautela no alcance das medidas.

Publicidade

"Espero que a gente vá aliviando a carga tributária, mas com responsabilidade fiscal. Tenho inúmeros serviços no DF que são bancados exatamente com o pagamento desses tributos, então, tenho que ter responsabilidade com o gasto e com a arrecadação, para suprir as necessidades da população", assinalou o chefe do Executivo distrital.

Desde 1º de janeiro está em vigor o abatimento de 1% sobre o ICMS dos combustíveis no DF. Nos próximos dois anos, a alíquota vai cair mais dois pontos percentuais, até atingir o valor de 25%.

Na semana passada, a Petrobras anunciou o aumento de 18,8% sobre o valor cobrado pela gasolina nas refinarias e mais 24,9% no preço do diesel. Com isso, na capital federal, os combustíveis já chegaram ao preço de R$ 9,50 e R$ 7, respectivamente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.