Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ida de Bolsonaro à Rússia não é problema, diz Mourão: 'Um dia só'

País vive tensão com a Ucrânia. Presidente viaja na noite desta segunda-feira e deve se encontrar com Putin e empresários

Brasília|Lívia Veiga, da TV Record, e Sarah Teófilo, do R7

Presidente Jair Bolsonaro ao lado do vice, Hamilton Mourão
Presidente Jair Bolsonaro ao lado do vice, Hamilton Mourão Presidente Jair Bolsonaro ao lado do vice, Hamilton Mourão

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse nesta segunda-feira (14) não ver "maiores problemas" na viagem do presidente Jair Bolsonaro à Rússia. O mandatário embarca para Moscou nesta noite, em meio a uma escalada da crise entre o país governado por Vladimir Putin e a Ucrânia. Ele será recebido pelo presidente russo e também se encontrará com empresários. Bolsonaro ainda irá à Hungria.

"Semana passada o presidente da Argentina esteve lá e zero trauma, né? Não vejo problema. Essa tensão que está ocorrendo é fruto das pressões de ambos os lados, da Rússia e da Ucrânia, que está imprensada, e, óbvio, o pessoal da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte], com os Estados Unidos à frente. Na minha opinião, vai ficar nesse jogo de pressão. A viagem do presidente é um dia só lá, sem maiores problemas", afirmou Mourão a jornalistas.

Bolsonaro e Putin se encontraram no Brasil em 2019, no Palácio do Planalto, após reunião da Cúpula do Brics. Hoje, a Rússia vive uma crise diplomática. Os EUA alegam que os russos querem invadir a Ucrânia e já orientou que cidadãos americanos deixem o país. A Rússia oficializou uma demanda para que a Ucrânia tenha a entrada barrada na Otan.

Nos últimos dias, os Estados Unidos disseram ser importante que o Brasil transmita, durante a visita à Rússia, os valores compartilhados entre os dois países. A ideia é que o presidente Bolsonaro deixe claro a Putin que as preocupações dos EUA e do Brasil em relação à crise com a Ucrânia são as mesmas. Ou seja: que fique evidente que, na crise diplomática, o Brasil não apoia Moscou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.