Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Japão vai fornecer equipamentos de emergência para enchentes no Rio Grande do Sul

Barracas de acampamento, colchonetes dobráveis, cobertores e lonas plásticas estão entre os itens; doação foi solicitada pelo Brasil

Cidades|Natalie Machado, da RECORD

Materiais serão transportados de depósito nos EUA (Embaixada do Japão no Brasil/divulgação)

O Japão atendeu a solicitação feita pelo Brasil e fornecerá equipamentos de emergência para enchentes no Rio Grande do Sul. Serão doados colchonetes dobráveis, cobertores, galões portáteis, purificadores de água, lonas plásticas e barracas de acampamento. De acordo com a embaixada japonesa no Brasil, os materiais serão transportados do depósito de Assistência de Emergencial da Agência de Cooperação Internacional do Japão, em Miami, cidade na Flórida, nos Estados Unidos.

“No mundo, desastres naturais em larga escala ocorrem com frequência e muitas vidas são sacrificadas. A maioria dos países em desenvolvimento têm infraestruturas econômicas e sociais deficitárias e têm dificuldades em realizar atividades de socorro suficientes em caso de desastre”, informou a agência, por meio da Embaixada do Japão no Brasil.

“O Japão está considerando a implementação de assistência internacional de emergência a pedido dos governos dos países afetados [por desastres naturais]. A assistência pode ser humanitária, material ou financeira, ou a combinação delas é fornecida dependendo da escala do desastre e das necessidades do país afetado.”

(Agência de Cooperação Internacional do Japão, por meio da Embaixada do Japão no Brasil)

Ajuda japonesa em outras ocasiões

O Japão prestou assistência de emergência ao Brasil em três ocasiões anteriores:

• Assistência emergencial para danos causados por enchentes no Brasil, em dezembro de 2021, com cerca de 20 mortes, 358 feridos e mais de 31.300 desabrigados. O Japão forneceu tendas, cobertores e lonas plásticas.

Publicidade

• Assistência emergencial para incêndio florestal na Amazônia brasileira, em janeiro de 2019, quando aproximadamente 70 mil incêndios florestais ocorreram na região (80% acima em comparação com o mesmo período do ano anterior), afetando uma área de cerca de 2.200 km². Foram dados colchonetes dobráveis e barracas.

• Assistência emergencial para enchentes no Rio de Janeiro, em fevereiro de 1988, com cerca de 200 mortes, 650 feridos e cerca de 13.000 desabrigados. O país asiático despachou coordenadores e forneceu itens como medicamentos, seringas, agulhas e luvas cirúrgicas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.