Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Morre Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras e delator da Lava Jato

Ex-dirigente foi o primeiro delator da operação e revelou o nome de outras pessoas envolvidas no esquema

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

Paulo Roberto Costa durante fala em uma das comissões da Câmara
Paulo Roberto Costa durante fala em uma das comissões da Câmara Paulo Roberto Costa durante fala em uma das comissões da Câmara

Morreu neste sábado (13), aos 68 anos, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Ele foi um dos principais alvos da Operação Lava Jato e o primeiro delator durante as investigações. Costa estava tratando um câncer no pâncreas e não resistiu à evolução da doença.

O ex-dirigente da estatal de petróleo chegou a ser preso em 2014, quando se iniciaram as diligências da operação, mirando a realização de contratos fraudulentos com a empresa. Ele foi condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. 

As investigações mostraram que ele havia desviado R$ 358 milhões em contratos quando estava no cargo. Condenado pela Justiça do Paraná a mais de 70 anos de reclusão, Paulo Roberto Costa deixou a cadeia três anos após ser preso, em razão do acordo de colaboração que firmou com a Justiça.

O acordo permitiu o abatimento da pena em troca da apresentação de fatos e documentos que comprovassem o envolvimento de outras pessoas no esquema. Ele confessou os crimes, disse ter se arrependido e relatou que os recursos desviados eram repassados a políticos de partidos como PP, PT e PMDB. Costa revelou que os recursos foram usados inclusive para o financiamento de campanhas eleitorais.

A gestão de Costa na Petrobras começou em 2004, indicado pelo ex-deputado José Janene, e se estendeu até 2012. Dias após ser preso na Lava Jato, ele conseguiu um habeas corpus, mas a ação foi suspensa e o ex-diretor foi preso novamente. Dois meses depois, decidiu aceitar o acordo de delação para reduzir o tempo de pena. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.