Brasília Parte mais demorada do túnel de Taguatinga está no fim, diz governo

Parte mais demorada do túnel de Taguatinga está no fim, diz governo

Maior obra de mobilidade urbana do país no momento, o túnel deverá beneficiar cerca de 1 milhão de pessoas

  • Brasília | Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

O governo do Distrito Federal tem oito meses para terminar os cerca de 30% restantes das obras do túnel de Taguatinga. O secretário de Obras, Luciano Carvalho, afirma que a parte mais complexa dos serviços está chegando ao fim. Ao todo, 400 operários trabalham na obra, que é a maior de mobilidade urbana realizada no Brasil atualmente.

De acordo com o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), o túnel atenderá cerca de 1 milhão de pessoas que moram em Taguatinga, Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente e Pôr do Sol. Nesta quinta (21), Ibaneis liberou o cruzamento das avenidas Comercial com a Central para o tráfego de veículos.

De acordo com Carvalho, a parte mais demorada dos trabalhos é a construção da laje de cobertura, em que o concreto demora a secar. “Ela está na reta final. As demais etapas são uma sequência mais lógica e natural em que conseguiremos dar mais celeridade, como as instalações e os revestimentos das paredes”, disse.

A obra custou aos cofres públicos R$ 275,7 milhões, de um financiamento entre o governo e a Caixa Econômica Federal. A expectativa do Executivo local é entregá-la ainda este ano. Com a obra pronta, quem for para Ceilândia e Samambaia vai passar por baixo do centro de Taguatinga, reduzindo o trânsito na região.

Últimas