Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PL filia 22 deputados com meta de ampliar base pelo país

Filiação do grupo entitulado Frente pela Lealdade aconteceu na tarde desta terça-feira. Meta é chegar a um deputado por estado

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

Presidente do PL Valdemar Costa Neto em evento de filiação no novo partido de Bolsonaro
Presidente do PL Valdemar Costa Neto em evento de filiação no novo partido de Bolsonaro Presidente do PL Valdemar Costa Neto em evento de filiação no novo partido de Bolsonaro

O Partido Liberal finalizou a filiação 22 pré-candidatos a deputados federais nesta terça-feira (15). Os políticos formam um grupo chamado Frente pela Lealdade, que tem como meta fortalecer a campanha de 27 apoiadores de Jair Bolsonaro, abrangendo cada unidade da federação.

Entre os principais nomes filiados no evento, está a atual deputada federal Carla Zambelli, que deixou o PSL. "Bolsonaro acabou elegendo 54 [deputados] na eleição passada. Achamos que esse ano o número deve dobrar", afirmou.

Uma das líderes do movimento, Zambelli disse que os outros pré-candidatos ainda estão sendo estudados. "Hoje são 22 filiações, e a Frente será composta por 27. Os outros, nós ainda estamos analisando, vendo se apoiaram o presidente desde 2018", pontuou.

Questionada sobre os critérios para compor o grupo, além da lealdade a Bolsonaro, Zambelli resumiu que os participantes da Frente são pessoas que passaram por uma "peneirada" que levantou "posicionamentos em relação a Deus, pátria, família e liberdade", afirmou. "Passaram de dez nomes barrados. Estamos observando lealdade não só de agora, mas desde o começo, olhando todas as vezes que o presidente passou por momentos difíceis," acrescentou. 

Publicidade

Leia também

Internamente, o grupo manifesta preocupação com parlamentares que se elegem com apoio de Bolsonaro e, durante o mandato, participam de votações ou manifestam posições contrárias a ele. Por isso, uma das intenções do grupo é seguir fielmente o que o presidente solicita.

Nomes conhecidos

O ex-jogador de vôlei Maurício Souza também firmou a filiação ao PL. "Todos os estados têm que ter essa união não só pelo presidente, mas pelo país. Precisa dessa base porque hoje tudo o que vai [ao Congresso] não passa pela Câmara, pelo Senado. Temos que mudar. Mudar, ajudar. Isso me motivou a entrar na política", avaliou.

Publicidade

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, deu um breve discurso inicial agradecendo aos presentes. Costa Neto enalteceu o ex-jogador e estimou 300 mil votos nele em Minas Gerais, embora tenha errado o nome e o chamado de Maurício de Sousa, como o cartunista.

Também é esperada para os próximos dias uma decisão do ministro da Cidadania, João Roma, sobre uma provável ida ao PL. Costa Neto disse que Roma "está estudando" a mudança.

O PL também filiou nesta terça o cantor Netinho, a deputada federal pelo Rio de Janeiro Major Fabiana, o deputado federal pelo Amazonas Capitão Alberto Neto e outros pré-candidatos conservadores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.