Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia busca cobra exótica solta por engano em mata do DF

Militares soltaram a cobra nativa da Ásia achando se tratar de uma jiboia; militares procuram a serpente com ajuda do zoológico

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

Píton solto em mata do Gama
Píton solto em mata do Gama Píton solto em mata do Gama

Equipes do Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal, do Zoológico de Brasília e de outros órgãos ambientais estão à procura de uma cobra que foi solta na região do Gama após um erro de identificação. O animal é um píton, nativo da Ásia, o segundo maior do mundo em sua espécie, e pode causar problemas graves ao ecossistema.

A cobra foi solta pela própria equipe ambiental da PM, que a resgatou, mas achou se tratar de uma jiboia e a soltou em uma área de mata. O biólogo do Instituto Vital Brazil e doutor em medicina tropical Claudio Machado explicou ao R7 que animais exóticos que não são da nossa fauna “podem causar grandes estragos.”

Isso pode levar%2C em tese%2C até a extinção de espécies em uma determinada região. Além disso%2C esses animais trazem bactérias e microrganismos que não estão presentes na nossa fauna%2C e possivelmente nossos animais não têm proteção contra eles. Por isso o problema de elas dominarem a região%2C como ocorreu nos locais nos Estados Unidos onde foram introduzidas. Hoje são uma praga em muitos estados americanos

(Claudio Machado)

Em nota, a PM ressaltou que o Batalhão, juntamente com o zoológico e demais órgãos ambientais, já está à procura do píton, que “era extremamente calmo”. “O Batalhão de Policiamento Ambiental realiza um trabalho de excelência com altos índices de produtividade, com o apoio do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas) e muitas vezes com o auxílio de clínicas privadas para realizar o manejo desses animais na tentativa de salvar a todos de forma que voltem saudáveis ao seu hábitat.”

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.