Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RenovaDF capacita 1,3 mil alunos para trabalhar em áreas públicas

Câmara Legislativa quer liberar crédito extraordinário no valor de R$ 58 milhões para qualificar até 10 mil pessoas até o final do ano

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Governador Ibaneis Rocha entrega diplomas aos alunos do RenovaDF
Governador Ibaneis Rocha entrega diplomas aos alunos do RenovaDF Governador Ibaneis Rocha entrega diplomas aos alunos do RenovaDF

O RenovaDF — programa de capacitação do Governo do Distrito Federal — qualificou 1,3 mil alunos que atuaram na Vargem Bonita, no Itapoã e no Varjão nos últimos meses. Eles receberam, nesta quarta-feira (30), os certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes durante cerimônia realizada no ginásio do Sesi (Serviço Social da Indústria do DF) de Taguatinga.

Leia também

Agora, os profissionais estão aptos a trabalhar diretamente na reforma, manutenção e restauração de áreas públicas. "Minha esperança é que esse programa seja esperança na vida de vocês", afirmou o governador Ibaneis Rocha durante a entrega dos diplomas. 

De acordo com o secretário do Trabalho do DF, Thalles Mendes, a expectativa é que 10 mil alunos sejam capacitados ao longo de 2022. Para isso, a Câmara Legislativa discute a liberação de um crédito extraordinário no valor de R$ 58 milhões para dar continuidade ao programa.

O RenovaDF já passou por Ceilândia, Samambaia, São Sebastião, Arniqueira, Itapoã, Guará, Estrutural, Águas Claras, Riacho Fundo e Plano Piloto. Até o momento, 493 equipamentos públicos foram recuperados pelo programa. 

Publicidade

Técnicas variadas

Os alunos aprendem técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho. Com carga horária de 240 horas, o curso tem cerca de três meses de duração e os inscritos recebem uma bolsa no valor de um salário mínimo.

Após a formação, eles recebem os certificados pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e estão aptos para desempenhar atividades de recuperação de espaços públicos da capital federal que estejam depredados, como praças, parquinhos, praças, e campos de futebol.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.