Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Seca dá trégua e chuvas chegam ao DF após 75 dias de estiagem

Com umidade relativa do ar entre 80% e 30%, a temperatura mínima será de 14ºC e máxima 29ºC, nesta terça-feira (31/8)

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Chuva no fim da tarde dá um refresco ao brasiliense
Chuva no fim da tarde dá um refresco ao brasiliense Chuva no fim da tarde dá um refresco ao brasiliense

Depois de 75 dias de seca, choveu em Brasília na noite desta segunda-feira (30/08). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por volta das 18h30, os brasilienses puderam se refrescar com os 0,8mm de chuva em Brazlândia. Em seguida, foram relatadas chuvas no Plano Piloto, Águas Claras, Guará e no Paranoá.

A última chuva registrada no DF aconteceu em 15 de junho. Além da chuva, houve raios e trovoadas e, de acordo com um boletim do Aeroporto de Brasília, uma nuvem do tipo “Torre Cumulus”, caracterizada por uma maior desenvolvimento vertical favorece a instbilidade. A temperatura mínima registrada hoje foi de 16,5ºC, e a máxima, de 27,7ºC.

A chuva vem, inclusive, acompanhada de raios e trovoadas na capital federal. O boletim meteorológico do aeroporto de Brasília das 19h de hoje indicava a presença de chuva isolada nas proximidades e de uma nuvem do tipo TCu (Torre Cumulus), que é de maior desenvolvimento vertical e favorece a instabilidade.

Com umidade relativa do ar entre 80% e 30%, a temperatura mínima será de 14ºC e máxima pode chegar a 29ºC, nesta terça-feira (31/8), no DF.

Publicidade

Sem surpresas

Apesar da alegria dos brasilienses, a chuva desta noite não chegou a surpreender os especialistas. O modelo meteorológico alemão Icon que é analisado pela MetSul indicava a possibilidade de ocorrência de chuva isolada e sem maiores volumes hoje em partes de Goiás e do Distrito Federal.

Publicidade

Reservatórios

Mesmo sem chuva, o nível dos reservatórios permanece acima de 75%, de acordo com dados da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.