Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ucrânia: líder do MBL posta foto de 2016 como se fosse de 2022

Instagram advertiu o usuário e informou que a publicação tem 'falta de contexto' e 'pode enganar as pessoas'

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Imagem do fotógrafo Dmitry Muravsky compartilhada por Renan Santos, do MBL
Imagem do fotógrafo Dmitry Muravsky compartilhada por Renan Santos, do MBL Imagem do fotógrafo Dmitry Muravsky compartilhada por Renan Santos, do MBL

O coordenador do MBL (Movimento Brasil Livre), Renan Santos, que está na fronteira da Ucrânia para acompanhar a invasão russa, compartilhou no Instagram uma imagem que seria do conflito que se iniciou no fim de fevereiro de 2022, mas que é de 2016.

A imagem mostra duas crianças — uma delas carregando um bicho de pelúcia — de mãos dadas em frente a um tanque militar, com a bandeira ucraniana, em que soldados cumprimentam os pequenos. Santos compartilhou a fotografia e escreveu "Ucrânia, 2022".

No entanto, a foto é de 2016 e foi feita pelo fotógrafo Dmitry Muravsky, que compartilhou um álbum, chamado de "Crianças da Guerra", em março daquele ano. No total, são 19 imagens feitas pelo profissional e divulgadas nas redes sociais. Na época, a fotografia chegou a ser compartilhada pelo ministro da Defesa da Ucrânia.

Após o ocorrido, o Instagram informou, na imagem publicada pelo coordenador do MBL, que há falta de contexto. "Os verificadores de fatos independentes indicam que as informações nesta publicação têm falta de contexto e podem enganar as pessoas", diz o comunicado.

Publicidade

No início da semana, Santos anunciou que iria para a Ucrânia para acompanhar pessoalmente a invasão russa. O coordenador do MBL viajou com o deputado estadual Arthur do Val (Podemos), que é pré-candidato ao governo de São Paulo.

Por um lado, a ida de integrantes do MBL para o país do Leste Europeu foi alvo de críticas do filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que afirmou que ia sobrar para o chefe do Executivo. De outro, foi aplaudida por presidenciáveis, como o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro. No Twitter, o ex-juiz da Lava Jato afirmou ser "sempre louvável quando saímos do discurso e partimos para a prática".

Veja, abaixo, imagens do conflito na Ucrânia tiradas em 2022:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.